Saltar para o conteúdo principal

MISSÃO DE COOPERAÇÃO - PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - MAPUTO

Missão de Cooperação - Promoção do Desenvolvimento Sustentável - Maputo

No âmbito da sua deslocação a Maputo numa missão de cooperação para a promoção do desenvolvimento sustentável da mobilidade e transportes em Moçambique e Portugal, a Presidente do Conselho de Administração da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), Eng. Ana Paula Vitorino, acompanhada do Dr. Hugo Oliveira, Diretor de Regulação e Supervisão da AMT, da Dra. Susana Baptista, Coordenadora dos Projetos Estratégicos da AMT, e o representante da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Prof. Falcão e Cunha, reuniram no dia 7 de março com os Presidentes do ITRANSMAR, da Agência Metropolitana de Transportes de Maputo (AMT-M) e do Fundo de Desenvolvimento dos Transportes e Comunicações (FTC). 

 

As entidades públicas moçambicanas foram identificadas como parceiras de cooperação graças ao seu papel essencial no sector da mobilidade e transportes: o ITRANSMAR é o instituto público que exerce a autoridade reguladora no domínio dos transportes marítimos, fluviais e lacustres; a AMT-M coordena e implementa o Plano Diretor de Mobilidade e Transportes para a Área Metropolitana de Maputo 2013 – 2035, promovendo o estabelecimento de um sistema de transporte integrado e sustentável na região; o FTC mobiliza recursos para assegurar o financiamento e a implementação dos projetos estratégicos do sector.

 

No decurso dos três encontros, todas as partes expressaram o seu interesse no estreitamento da cooperação bilateral, em especial no desenvolvimento de ações concretas de formação e capacitação das pessoas do sector, na vertente pública e privada; de melhoria do enquadramento legal regulatório; bem como quanto ao planeamento da operação de sistemas de transportes.

 

A AMT elegeu como um dos seus objetivos estratégicos para 2023 a promoção da literacia e o estabelecimento de parcerias com entidades congéneres, em especial da CPLP - Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa e da Academia, constituindo esta missão mais um passo no sentido da sua concretização.