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INOVAÇÃO NA ERA DIGITAL: ZONAS LIVRES TECNOLÓGICAS (ZLT) E DIGITAL INNOVATION HUBS (DIH)

Inovação na Era Digital: Zonas Livres Tecnológicas (ZLT) e Digital Innovation Hubs (DIH)

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) esteve presente no evento “Inovação na Era Digital”, organizado pela Agência Nacional de Inovação, a Agência para a Competitividade e Inovação, a Direção-Geral das Atividades Económicas e a Estrutura de Missão Portugal Digital, que teve lugar no CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento, em Matosinhos, no passado dia 30 de novembro.

Foram apresentadas as Zonas Livres Tecnológicas, isto é, espaços físicos e virtuais para testes, em ambiente real ou quase-real, destinadas à realização, pelos seus promotores, de testes de tecnologias, produtos, serviços e processos inovadores de base tecnológica, de forma segura, com o apoio e acompanhamento das respetivas entidades competentes e a criação dos Polos de Inovação Digital, que se traduzem em redes colaborativas de centros de competências digitais específicas, com o objetivo de disseminação e adoção de tecnologias digitais avançadas por parte das empresas nacionais.

A AMT participou na mesa-redonda “Smart Regulation – Desafio da Inovação”, conjuntamente com a Autoridade Nacional de Aviação Civil e a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, onde transmitiu o seu alinhamento com estes novos instrumentos promotores da inovação que, aliás, poderão dar um contributo muito relevante à prossecução das  políticas nacionais e europeias de promoção de uma mobilidade eficiente, inclusiva e sustentável.

A AMT considerou que pretende, não só, acompanhar a implementação das ZLT  como atuar como agente facilitador da inovação, uma vez que um regulador deverá atuar numa perspetiva de verificação da conformidade da atuação de agentes económicos, mas também, de forma concreta, na promoção do equilíbrio e do desenvolvimento dos mercados e do bem estar das pessoas e empresas.

E por isso, independentemente de candidaturas individuais de entidades públicas ou privadas, a AMT pretende incentivar a identificação e apresentação de novos projetos ou de outros que possam potenciar projetos existentes, por parte de promotores da inovação nos setores da Mobilidade e dos Transportes e em setores conexos, de forma a captar toda a mais-valia possível na prossecução do interesse público subjacente à sua atuação enquanto regulador.

Nesse sentido, a AMT encoraja os promotores de projetos de inovação nestes mercados a, previamente à submissão de manifestações de interesse junto da Agência Nacional de Inovação, estabelecerem contactos com esta Autoridade de forma a identificar aspetos de enquadramento que possam ser mais bem esclarecidos ou potenciados.

 

25 de janeiro de 2022