Saltar para o conteúdo principal

AMT PROMOVEU DEBATE SOBRE “TRANSIÇÃO DIGITAL, AMBIENTAL E ENERGÉTICA – IMPACTO NA GESTÃO DOS MODELOS DE CONCESSÃO”

AMT promoveu debate sobre “Transição Digital, Ambiental e Energética – Impacto na Gestão dos Modelos de Concessão”

A AMT – Autoridade da Mobilidade e dos Transportes promoveu, esta terça-feira, uma Mesa Redonda sobre o tema “Transição Digital, Ambiental e Energética – Impacto na Gestão dos Modelos de Concessão”, no âmbito da receção em Portugal de uma Delegação da ANTT - Agência Nacional dos Transportes Terrestres do Brasil.

Este dia de trabalhos surgiu na sequência de um Protocolo de Cooperação assinado em 2018 entre a AMT e a ANTT, no contexto do qual as duas entidades reguladoras têm promovido uma série de interações, nomeadamente em contexto de training de colaboradores, promovendo uma troca de experiências e uma aprendizagem mútua.

A Presidente da AMT, Ana Paula Vitorino, abriu os trabalhos sublinhando a “importância do setor dos transportes e da mobilidade” nos dois países, referindo ainda que “as economias de qualquer país estão sempre baseadas no sistema de transportes e da mobilidade”.

“Isso dá uma importância incontornável na definição das políticas públicas, na definição das políticas das empresas e, nós que somos organismos públicos, precisamos de ter uma orientação. E a orientação é simples: promover um sistema de transportes e um sistema de mobilidade sustentável, seja terrestre, marítimo ou aéreo”, acrescentou a Presidente da AMT.

Na sessão de abertura, a Presidente da AMT recordou ainda o cenário atual de “emergência climática” que vive o nosso planeta, sendo esse um dos grandes desafios atuais do setor dos transportes e da mobilidade: “A importância deste setor ficou mais visível com a questão da emergência climática. Estamos de facto numa emergência climática, como referiu o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, já passámos a fase da crise climática. E isso obriga-nos a todos que tenhamos ainda mais cuidado, a ter um pensamento mais estruturado relativamente a este setor, um setor no qual têm que estar obrigatoriamente presentes a transição climática, a transição energética e a transição digital”.

A Mesa Redonda sobre “Transição Digital, Ambiental e Energética – Impacto na Gestão dos Modelos de Concessão” contou com as intervenções do Administrador-Delegado da Brisa Concessão Rodoviária e Administrador da Brisa Auto-estradas, Manuel Melo Ramos, da Vice-Presidente das Infraestruturas de Portugal, Maria Amália Almeida, e do Coordenador da Unidade Técnica de Acompanhamento de Projetos (UTAP), Manuel Têves Vieira, tendo sido moderada por Susana Baptista, da AMT.

A sessão de trabalhos foi encerrada pelo Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Mendes.