AMT REALIZA AÇÃO DE SUPERVISÃO AOS SISTEMAS DE APOIO À EXPLORAÇÃO DE OPERADORES DE TRANSPORTES PÚBLICOS
A AMT tem em curso uma ação de supervisão aos sistemas de apoio à exploração de operadores públicos de infraestruturas e transportes de passageiros, rodoviários, ferroviários e por vias navegáveis interiores.
Esta ação tem como objetivo verificar, no terreno, se o desempenho operacional do serviço prestado está a ser monitorizado e controlado em conformidade com os indicadores constantes dos respetivos contratos de serviço público, assim como avaliar a fiabilidade e rigor dos sistemas e dos procedimentos de tratamento da informação e de reporte às entidades competentes.
Isto assume maior relevância no contexto da avaliação do cumprimento dos objetivos de desempenho e do cálculo de penalidades contratuais no âmbito dos referidos contratos, bem como certificar que se os referidos indicadores são adequados e refletem a realidade da exploração e incentivam à prestação de um serviço fiável e de qualidade aos passageiros.
Estão em causa 10 ações no terreno, envolvendo a verificação, em tempo real, das atividades prosseguidas nos centros de comando operacional e de gestão dos sistemas tecnológicos dos operadores de transporte.
A cobertura, fiabilidade e qualidade dos transportes públicos são essenciais para promover a utilização desses transportes em detrimento do transporte individual, assegurando o cumprimento das metas nacionais, da União Europeia e das Nações Unidas de descarbonização dos transportes e os objetivos de coesão ambiental, social, económica e territorial.
Assim que avaliados os elementos recolhidos, serão divulgados os resultados destas ações.