Saltar para o conteúdo principal

PARCERIA CMC-UBI

Vítor Pereira

Presidente da Câmara Municipal da Covilhã

A mobilidade é já hoje, por várias razões, um dos temas mais importantes da governação das sociedades e do dia-a-dia dos cidadãos e o desafio é ainda maior quando falamos de territórios de baixa densidade ou de cidades e concelhos de montanha.

Desafios que há muito temos procurado vencer, para criar as melhores condições possíveis de deslocação e comodidade para os nossos concidadãos. 

A mobilidade tem sido uma prioridade da governação do Câmara Municipal da Covilhã nas mais diversas vertentes. Decorre atualmente a fase inicial de uma nova concessão de mobilidade urbana, que aborda o problema com uma solução de serviço multimodal, a qual engloba os transportes rodoviários urbanos, os elevadores e funiculares da cidade, bem como os meios de mobilidade suave e a gestão do estacionamento. Opções que se complementam e que devem contribuir para levar as pessoas ao destino pretendido de uma forma mais rápida, mais confortável e mais amiga do ambiente.

É inegável que este setor tem sofrido muitas transformações, mas o caminho ainda só agora começou.

Se a mobilidade é um desafio nas sociedades modernas, a mobilidade em territórios de baixa densidade apresenta-se cada vez mais como um fator crítico para a coesão territorial, assumindo um papel determinante para a fixação de pessoas.

Foi por isso que o Município da Covilhã aceitou, com muito gosto, o desafio lançado pela Presidente da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes para ser parceiro na organização desta conferência para debater na nossa cidade e com profundidade os desafios que se colocam nos territórios de baixa densidade ou de ocupação dispersa.

É uma honra e um privilégio vermos que a AMT está atenta e atuante a debater as especificidades e os desafios da mobilidade nos territórios de baixa densidade, promovendo a primeira Conferência do Regulador dos Transportes sobre estas matérias.  

Espero que as conclusões sejam proveitosas, conclusivas e consequentes para que possamos continuar a trilhar este caminho, transformando esta cimeira num marco para a mobilidade em Portugal.

A Covilhã e os covilhanenses, com a sua habitual hospitalidade, esperam por todos vós de braços abertos.

Até 24 de outubro!