Saltar para o conteúdo principal

ORADORES

Ana Abrunhosa

Ministra da Coesão Territorial

É Licenciada em Economia, Mestre em Economia e doutorada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É docente da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, desde 1995, onde tem lecionado diversas disciplinas, como Introdução à Economia, Microeconomia I, Economia Regional, Economia Europeia, Introdução à Gestão, Seminário Gestão da inovação, entre outras. Colabora regularmente com outras Faculdades da Universidade de Coimbra.

Foi Ministra da Coesão Territorial do XXII Governo Constitucional.

Foi presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), desde maio de 2014 a outubro 2019; presidente da Comissão Diretiva do Programa Operacional Regional do Centro, desde maio de 2014; presidente do Comité de Investimento do Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas (IFRRU 2020), desde junho de 2016; presidente do Conselho Geral do Fundo de Dívida & Garantias, da Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD), de julho de 2017 a dezembro de 2018.

Foi presidente do Conselho Geral do Fundo de Capital & Quase-Capital, da IFD, desde janeiro de 2019; e presidente da Comunidade de Trabalho EUROACE (Centro, Alentejo e Extremadura) e da Eurorregião desde junho de 2018.

Foi vogal executiva da Comissão Diretiva do Programa Operacional Regional do Centro - Mais Centro, de fevereiro de 2010 a maio de 2014.

Foi vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, sendo responsável pelas áreas do Desenvolvimento regional, do Apoio jurídico e à administração local e da Comunicação, gestão administrativa e financeira, entre 2008 e 2010.

Iniciou a sua atividade profissional na empresa Ernst & Young na área de auditoria, onde trabalhou de julho de 1994 a outubro de 1995.

Foi investigadora do Centro de Estudos Sociais, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Publicou diversos artigos em revistas e livros nacionais e internacionais, essencialmente sobre desenvolvimento regional e economia e gestão da inovação.




Licenciou-se em Direito na Universidade de Lisboa, em 1982, na vertente jurídico-económicas, tendo exercido advocacia até 2001.

Foi presidente da Assembleia Municipal, vereador e presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, cargo que exerceu entre 2004 e 2015.

Foi presidente do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento, vogal do conselho de administração da Águas do Oeste, SA, secretário da mesa de assembleia-geral da Valorsul, SA, e presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste.

Foi membro suplente do Conselho Económico e Social e integrou o Grupo Consultivo para a Integração das Comunidades Ciganas (CONCIG), do Alto Comissariado para as Migrações.

Foi Secretário de Estado das Autarquias Locais no XXI Governo Constitucional e Secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional do XXII Governo Constitucional.

Carlos Miguel

Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território




Jorge Delgado

Secretário de Estado da Mobilidade Urbana

Licenciado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em 1990. Concluiu também aí o Mestrado em estruturas de Engenharia Civil, em 1993, e o Doutoramento em Engenharia Civil na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 2002, tendo apresentado a tese «Avaliação de segurança de estruturas reticuladas com comportamento não linear material e geométrico».

Entre 1990 e 1995, desempenhou funções de projetista sénior na área das Estruturas e Geotecnia da empresa: NEWTON - Consultores de Engenharia, Lda.

Em 1995, prestou provas públicas para aceder à categoria de professor adjunto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e integrou o quadro do pessoal docente desse Instituto, assumindo como Principais Áreas de Docência e Investigação a Análise Estrutural, a Engenharia Sísmica, as Estruturas de Betão Armado e as Estruturas Metálicas.

Desempenhou diversas funções no IPVC das quais se destacam ter sido Coordenador Curso e do Mestrado em Engenharia Civil e do Ambiente, Membro do Conselho Pedagógico, Presidente da Assembleia de Representantes e Membro do Conselho Científico.

Durante o biénio 2004/05, foi ainda Vice-presidente do Conselho Administrativo e Diretivo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC.

É autor e coautor de diversas publicações em revista e livros científicos e técnicos na área das estruturas de engenharia civil, com especial destaque para a área da segurança estrutural.

Entre 2008 e 2012, assumiu funções de vogal do Conselho de Administração da Metro do Porto SA, tendo como pelouro de responsabilidade os Projetos, as Infraestruturas e os Sistemas Técnicos.

Prestou consultadoria para o desenvolvimento de estudos e projetos na área da Mobilidade e dos Transportes, em especial na área dos metros ligeiros, entre 2012 e 2015.

Entre 2016 e 2017, assumiu funções de Presidente não executivo do Conselho de Administração da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, S.A..

Iniciou em 2016 funções como Presidente não executivo do TIP- Transportes Intermodais do Porto e como Presidente Executivo do Metro do Porto SA., funções que desempenhou até fevereiro de 2019.

Foi Secretário de Estado das Infraestruturas no XXI e XXII Governos Constitucionais.




A Presidente do Conselho de Administração da AMT, Ana Paula Vitorino é licenciada em Engenharia Civil, ramo de Urbanização e Transportes (IST), Mestre em Transportes, com dissertação na área da Mobilidade Urbana (IST), pós-graduada em «Organização e Gestão de Empresas de Transportes» (IST) e Especialista em Transportes e Vias de Comunicação (Ordem dos Engenheiros).

Desde 1989 é professora assistente no Instituto Superior Técnico num largo conjunto de disciplinas, tendo lecionado igualmente noutras instituições de investigação e ensino superior, investigadora do CESUR - Centro de Sistemas Urbanos e Regionais, autora de diversos artigos e publicações nas áreas do ordenamento e gestão do território, transportes, infraestruturas, logística e economia marítima, tendo sido diretora da revista técnica especializada «Cluster do Mar». Gestora de instituições portuguesas de serviço público, tais como o gabinete para implementação do metropolitano do sul do Tejo e o Instituto de Gestão Financeira e Patrimonial da Justiça. Foi membro do Conselho de Administração da empresa moçambicana Hidroelétrica Cahora Bassa no triénio 2010 – 2012.

Foi Secretária de Estado dos Transportes (entre 2005 e 2009) e foi a primeira Ministra do Mar em Portugal (entre 2015 e 2019).

Desde 2005, e até 9 de agosto de 2021, foi Deputada eleita à Assembleia da República, Presidente da Comissão Parlamentar da Cultura e Comunicação, membro efetivo da Comissão de Orçamento e Finanças e suplente da Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação e da Comissão dos Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

Assumiu a presidência da AMT a 9 de agosto de 2021.

Ana Paula Vitorino

Presidente da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes




Mário Lino Barata Raposo

Reitor da Universidade da Beira Interior

Mário Lino Barata Raposo - Atual Reitor da Universidade da Beira Interior (UBI), é Professor Catedrático do Departamento de Gestão e Economia da UBI (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas) e investigador do NECE - Research Center in Business Sciences.

Desenvolveu toda a carreira académica e profissional na UBI (e no instituto que a antecedeu), onde começou a lecionar como Assistente Estagiário, em 1983. Entre os cargos desempenhados, destacam-se a participação em diversas equipas reitorais, como vice-reitor e pró-reitor, a presidência do Departamento de Gestão e Economia e as direções ou coordenações do CFIUTE – Centro de Formação Interação UBI Tecido Empresarial, GAPPI - Gabinete de Apoios a Projetos e Investigação ou a Unidade de Investigação NECE - Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais, entre outros.

Foi diretor de curso, pela UBI, do Programa Doutoral em Marketing e Estratégia, em consórcio com as Universidades de Aveiro e Minho, e dos cursos de Licenciatura em Marketing, do Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde e do Mestrado em Gestão.

Mário Raposo é Bacharel em Contabilidade e Administração e Licenciado em Gestão pelo Instituto Universitário da Beira Interior. Iniciou o seu Doutoramento na Universidade Autónoma de Barcelona, no programa “European Doctoral Programme in Entrepreneurship and Small Business Management”, tendo defendido o seu Doutoramento na UBI, em 1994. Possui ainda a Agregação em Gestão pela Universidade da Beira Interior.




Vítor Manuel Pinheiro Pereira é advogado e atual Presidente da Câmara Municipal da Covilhã. Licenciou-se em Direito (Ciências Jurídicas) pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde foi membro da Associação Académica e do Conselho Diretivo. Frequentou uma Pós-Graduação em Direito Empresarial. Exerceu advocacia até tomar posse como Presidente do Município da Covilhã.

Foi membro da Assembleia Municipal da Covilhã, Vereador na Câmara Municipal de 2005 a 2013 e Deputado na Assembleia da República na X Legislatura, onde integrou a Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias e a Comissão de Poder Local, Ambiente e Ordenamento do Território. Integrou a Comissão de Ética e a Comissão Eventual de Acompanhamento e Avaliação da Política Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios. Foi Subdelegado da Região Centro do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) entre 2010 e 2012.

Foi Presidente da Comissão Política Concelhia do PS da Covilhã e foi membro do Secretariado e da Comissão Política da Federação Distrital de Castelo Branco do PS. É membro da Comissão Nacional de Jurisdição do PS desde 2004. Atualmente é Presidente da Federação Distrital do Partido Socialista de Castelo Branco.

Vítor Manuel Pinheiro Pereira

Presidente da Câmara Municipal da Covilhã




Fernando Ferreira

Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

Fernando Paulo Ferreira, 50 anos, exerce atualmente o cargo de Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, para o qual foi eleito em setembro de 2021. É jurista e advogado (com a inscrição de advogado suspensa na Ordem, a seu pedido, para se dedicar em exclusividade à sua atividade política).

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, efetuou pós-graduação em Cidades Sustentáveis pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Foi Deputado pelo Círculo Eleitoral de Lisboa na lista do Partido Socialista à Assembleia da República (XIV Legislatura / 2019-2021), integrando as Comissões de Administração Pública, Modernização Administrativa e Poder Local; Assuntos Europeus; e Ambiente, Energia e Ordenamento do Território.

Foi Presidente da Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira de 2017 a 2021.

Entre 2006 e 2017, foi vereador na Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, tendo sido, entre 2013 e 2017, o seu Vice-Presidente.

Exerceu funções de Vogal do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Vila Franca de Xira e de Vogal do Conselho de Administração da Fundação CEBI.

Até ser eleito para a Assembleia da República como Deputado, foi jurista na empresa Águas do Tejo Atlântico, S.A., aqui se dedicando, entre outras matérias, às áreas da contratação pública e do Direito societário.

No âmbito da sua atividade cívica foi, desde dezembro de 2013 até à tomada de posse como Presidente de Câmara, Presidente do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Canoagem.

Em termos políticos, é membro da Comissão Nacional do PS e da Comissão Política Concelhia de Vila Franca de Xira.




Ricardo Gonçalves Ribeiro Gonçalves, nasceu a 19 de julho de 1975, casado, natural da freguesia de Azoia de Baixo no Concelho de Santarém. Licenciou-se em Economia, na Cooperativa de Ensino Universidade Lusíada em Lisboa e realizou uma Pós-Graduação em Direito das Autarquias Locais no Instituto de Ciências Jurídico-Políticas na Faculdade de Direito de Lisboa.


Iniciou a sua atividade profissional em 1999 na área financeira tendo exercido, entre outras, funções de consultor na empresa João Diogo Nogueira & Associados, Consultores em Economia e Gestão, Lda., no período de 2000 a 2006. Paralelamente às funções que exercia, foi Presidente da Junta de Freguesia de Azoia de Baixo e membro da Assembleia Municipal de Santarém entre 2002 e 2005.


Foi eleito Vereador da Câmara Municipal de Santarém em 2006, onde tinha como pelouros os Espaços Verdes e Espaço Público, Obras Municipais, Juventude, Desporto, Gestão Cemiterial, Trânsito, Apoio às Freguesias, Higiene e Resíduos Sólidos, Formação Profissional, Taxas, Licenças Mercados e Feiras.


Em 2012 assume a Presidência da Câmara Municipal de Santarém e é eleito em 2013, cargo que exerce até ao momento.


Exerce até aos dias de hoje a função de Presidente do CLAS - Conselho Local de Ação Social (desde 2012), Vice-Presidente do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo – CIMLT, Membro do Conselho de Administração do Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, representante suplente do Conselho Económico e Social, membro efetivo da Mesa do Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Ricardo Gonçalves

Presidente da Câmara Municipal de Santarém




Jorge Manuel Alves de Faria

Presidente da Câmara Municipal do Entroncamento

Jorge Manuel Alves de Faria Nasceu a 11 de janeiro de 1957.
É licenciado em Economia pelo ISE – Universidade Técnica de Lisboa, Mestre em Sistemas Sócio Organizacionais da Atividade Económica e Doutorado em Gestão de Empresas pela Universidade de Évora.

É o atual presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, função que exerce desde outubro 2013. É Membro do Conselho de Administração da Fundação Museu Nacional Ferroviário e do Conselho de Administração da Águas do Vale do Tejo S.A., – não executivo, desde julho de 2015.

Jorge Manuel Alves de Faria é ainda membro do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.

É também Professor do Ensino Superior e atualmente Professor Coordenador na ESGTS, Instituto Politécnico de Santarém e Professor Associado Convidado do Departamento Gestão da Universidade de Évora.

Foi Presidente/Diretor da ESGTS do IPS, de julho 2006 a abril 2011 e Membro da Comissão Permanente do Instituto Politécnico Santarém. No seu currículo académico teve ainda o cargo de Gestor do Centro de Informação Europe Direct de Santarém, tendo integrado outros órgãos de gestão da ESGTS e do IPS.

Enquanto atividade profissional não académica destaca-se a Presidência do CA da RSTJ – Gestão e Tratamento de resíduos EIM SA, cargo que exerceu entre 2019 e 2020, a Presidência do Conselho Fiscal SCME da Santa Casa da Misericórdia do Entroncamento (desde abril de 2017), tendo ainda exercido o cargo de Presidente do Conselho Fiscal da AHBVE Bombeiros Voluntários do Entroncamento (de fev. 2012 a jan. 2021).




Manuel Jorge Séneca Luz Valamatos dos Reis é natural do Tramagal e tem58 anos. Licenciado em Educação Física, foi professor do Quadro de Nomeação definitiva do Agrupamento de Escolas N.º 1 de Abrantes.Foi também Professor nas Escolas C+S de Chamusca, Alvega, D. Miguel d’ Almeida (Abrantes) e Sardoal.
É, desde 19 de fevereiro de 2019 – Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, com as áreas de responsabilidade da Coordenação geral, Gestão Financeira, Desenvolvimento Económico, Proteção Civil, Gestão das Pessoas, Comunicação, Freguesias e Auditoria Interna. É também, desde 2013, Presidente do Conselho de Administração dos SMA (Serviços Municipalizados de Abrantes).
Foi Vereador da Câmara Municipal com os pelouros do planeamento estratégico, gestão do capital humano, manutenção e gestão logística, ambiente e sustentabilidade e gabinete das freguesias.

De 2013 a 2017 exerceu funções como Vereador com tutela sobre os pelouros da Divisão de Manutenção, Transportes e Serviços Urbanos e Freguesias e de 2009 a outubro de 2013 como Vogal dos SMA (Serviços Municipalizados de Abrantes).

Foi ainda Vereador entre 2009 e 2013 com os pelouros do Desporto, Juventude e Tempos Livres, Divisão de Manutenção, Transportes e Serviços Urbanos.

Manuel Jorge Valamatos dos Reis

Presidente da Câmara Municipal de Abrantes




Luis Miguel Ferro Pereira

Presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão

Luís Miguel Ferro Pereira, nasceu em Vila Velha de Ródão, em 11 de junho de 1965.
Licenciado em Contabilidade e Gestão Financeira, pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco, na Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova, e Pós-Graduado em Fiscalidade. Iniciou a sua atividade profissional em 1984 como funcionário da Administração Tributária do Ministério das Finanças, função que exerceu até 2001, mantendo ainda o seu vínculo profissional com esta entidade.
Foi fundador e 1.º Presidente da Cooperativa de habitação da Encosta da Serra, em Vila Velha de Ródão. No período de 2001 a 2013 exerceu as funções de Vice-Presidente da Câmara Municipal, em Vila Velha de Ródão. No ano de 2013 foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, cargo que exerce atualmente.
Entre outubro de 2013 a janeiro 2018 exerceu funções de Vice-Presidente da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa.
Em outubro de 2016, viu o seu trabalho reconhecido pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Velha de Ródão, tendo-lhe sido atribuída uma distinção honorífica - Crachá de Ouro, da Liga dos Bombeiros Portugueses, pelo seu empenho e apoio prestado em prol daquela instituição.
Em abril de 2017, foi nomeado Presidente do projeto piloto do Parque Natural do Tejo Internacional.
Em 15 de março de 2018, foi eleito Presidente da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, cargo que exerceu até 25 de outubro 2021.
Em julho de 2019, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior atribuiu, ao autarca de Vila Velha de Ródão, durante o encontro Ciência 2019, uma Medalha de Mérito Cientifico pela forma como este promoveu e apoiou de forma inédita, e internacionalmente muito reconhecida, o desenvolvimento do Novo Atlas Europeu do Vento na Serra do Perdigão. Em março de 2022, foi distinguido com o Prémio Personalidade do Ano na Modalidade do Desporto, atribuído na 25.ª Gala do Desporto, promovido pela Confederação de Desporto de Portugal.




Leopoldo Rodrigues é licenciado em História - Ramo de Formação Educacional, pela Faculdade de Letras da
Universidade de Lisboa e em História – Ramo Científico, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É Mestre em Educação pela Universidade da Beira Interior,

Foi Diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional de Castelo Branco de fevereiro de 2016 a outubro de 2021. É atualmente professor do quadro do Agrupamento
de Escolas Afonso de Paiva.

É atualmente Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco desde outubro de 2021 e Membro da Assembleia de Freguesia e da Assembleia Municipal. Foi Presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco de outubro de 2017 a outubro de 2021.

Foi Presidente da Assembleia, Presidente do Conselho Geral Transitório e Presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva de 2007 a fevereiro de 2016. E Avaliador Externo no âmbito dos Centros Novas Oportunidades – Agência Nacional para a
Qualificação (ANQ), desde 2006 a 2013.

No âmbito da sua atividade docente desempenhou ainda diversos cargos de direção e
coordenação nas várias escolas onde lecionou.

Leopoldo Rodrigues

Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco




Paulo Alexandre Fernandes

Presidente da Câmara Municipal do Fundão

Paulo Alexandre Bernardo Fernandes, nascido a 05 de Junho de 1972, é licenciado em Relações Internacionais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas da Universidade Técnica de Lisboa e Master em “Estudios Europeos y Derechos Humanos” pela Universidade de Salamanca, com a especialização de Desenvolvimento Regional e Local.

Prosseguiu carreira profissional como consultor especialista em desenvolvimento regional e local, tendo coordenado diversos projectos de desenvolvimento integrado no âmbito de programas como o PROVERE, PRODER, INTEGRAR, POEDS, RURIS, AIBT, entre outros.

Desempenha, actualmente, o cargo de Presidente da Câmara Municipal do Fundão tendo anteriormente exercido o cargo de Vice-Presidente e Vereador de pelouros como o desenvolvimento, investimento, empreendedorismo, inovação, turismo, desporto, cultura ou acção social.

É Presidente da Rede Aldeias do Xisto e Presidente da Assembleia-Geral da Rede Aldeias Históricas de Portugal, das quais é fundador




Licenciada em Sociologia pelo ISCTE e Mestre em Transportes pela Universidade Técnica de Lisboa, com uma tese dedicada ao tema das “Políticas e estratégias de transporte como instrumento de inclusão social”.  Desde 1993 que se dedica ao estudo dos problemas dos transportes e da mobilidade urbana, integrando os quadros da TIS desde 1996. Atualmente é Administradora Executiva na TIS e responsável pelo núcleo de políticas e regulação de Transportes.

Possui uma vasta experiência em políticas de transporte, tendo desenvolvido inúmeros estudos de investigação e consultoria para a Comissão Europeia e suas agências, bem como para outros órgãos multilaterais com destaque para o Parlamento Europeu, Banco Mundial, Banco Europeu de Investimentos, UNECE e UNDP. Esses estudos cobrem uma diversidade de temas e modos de transporte em especial cobrindo tópicos relacionados com mecanismos de financiamento, infraestruturas modais e multimodais, inovação, RTE-T, políticas de transporte, com foco especial na dimensão social dos sistemas de mobilidade, bem como na adoção de soluções inovadoras nos transportes (digitalização, eletrificação, automação e conectividade) em especial em contextos peri urbanos e transfronteiriços.

Entre os projetos mais recentes de I&D inclui-se o projeto HiReach, que incidiu sobre o tema da pobreza nos transportes e sobre a aceleração de soluções inovadoras no quadro de programas de aceleração de startups para o desenvolvimento de novas soluções de mobilidade em áreas de baixa densidade populacional. Inclui-se também o projeto SMARTA-NET, em curso, que representa uma iniciativa âncora da DG MOVE (em parceria com a DG AGRI) visando o desenvolvimento de uma rede transeuropeia de municípios e organismos regionais com a tutela dos transportes em territórios de baixa densidade para discutir temas de mobilidade sustentável e da sua ligação às dinâmicas do turismo em espaços rurais, bem como a criação junto com a Comissão Europeia de uma rede europeia de embaixadores da diversidade nos transportes.

Desde 2014 é a consultora da Comissão Europeia para o Corredor Atlântico da rede transeuropeia, sendo responsável pela equipa que assessoria a Comissão e o Coordenador Europeu na implementação deste corredor multimodal que liga Portugal, Espanha, França e Alemanha e a conetividade marítima com a Irlanda. É um dos principais consultores europeus para a rede transeuropeia de transportes e avaliações de impacto de políticas europeias de transporte, sendo frequentemente convidada como perito externo da Comissão e da CINEA em processos de avaliação de projetos e propostas.

Daniela Carvalho

Administradora Executiva na TIS e responsável pelo núcleo de Políticas e Regulamentação de Transportes.




Rui Pelejão

Sócio-Gerente e Diretor de Marketing do Jornal do Fundão

Rui Pelejão nasceu em Lisboa em 1973. É licenciado em Comunicação Social pelo ISCSP. Atualmente é diretor de marketing do Jornal do Fundão, diretor executivo dos Global Mobi Awards - Prémios para uma mobilidade inteligente. Apresenta na CNN Portugal o programa GTI dedicado à mobilidade elétrica, automóveis e viagens.




Anabela Dinis é docente e investigadora na Universidade da Beira Interior de Portugal, os seus interesses de investigação incluem o “Empreendedorismo”, incluindo o Empreendedorismo Social e Ensino do Empreendedorismo, e o Desenvolvimento Rural e em Território de baixa densidade. Publicou em várias revistas científicas internacionais e foi oradora convidada de várias conferências nacionais e internacionais, com presença em vários países de Língua Oficial Portuguesa (Brasil, Angola, Moçambique e Cabo Verde). Colaborou com a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNIDO) como consultora internacional na avaliação de impacto do ensino do empreendedorismo. É, desde 2013, coordenadora/Presidente da Mesa da Assembleia Geral do núcleo regional do Distrito da Guarda da Rede Europeia Anti Pobreza (EAPN European Anti Poverty Network) – Portugal.

Desde 2021, integra a equipa de consultores da CCDR-Centro para realização de estudos conducentes à definição da Estratégia de Desenvolvimento Territorial da Região Centro, no âmbito da elaboração do respetivo do Programa Regional de Ordenamento do Território (PROT) - Centro, sendo coordenadora do grupo de trabalho da área Condições Sociais e Políticas Sociais e responsável pela elaboração do estudo da subárea Inclusão e Apoio Social.

No seu trabalho de gestão na Universidade da Beira Interior, destaca-se a passagem pela Presidência do Departamento de Gestão e Economia, a criação, reconfiguração e coordenação de vários cursos de pós-graduação na área de gestão e de empreendedorismo e o ensino de empreendedorismo, empreendedorismo social e economia social e solidária. Foi membro eleito do Conselho Científico da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas durante dois mandatos, integrou o Conselho Geral da UBI durante o mandato 2013-2017, foi Pró-Reitora para a Responsabilidade Social em 2017-2018, Vice-Reitora para Área Financeira, Recursos Humanos e Responsabilidade Social entre maio de 2018 e junho de 2021 e desde então até à atualidade, Pró-Reitora para a área Financeira.

Anabela Dinis

Pró-reitora para a Área Financeira da Universidade da Beira Interior




Teresa Sá Marques

Professora Associada no Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Teresa Sá Marques é geógrafa e doutorada em Geografia. Professora Associada no Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Investigadora no Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território. Tem desenvolvido investigação nas seguintes áreas: Sistemas Urbanos, Redes e Governança (ultimamente, Policentrismo e Politicas de Cidade); Economia e Desenvolvimento Territorial (ultimamente, TIC, Governança e Desenvolvimento Regional); Tecnologias de Informação e Ordenamento do Território (urban change: method application and spatial problems in built environments, with specialisation in new approaches to generating and evaluating plans and policies).




Hélio Fazendeiro exerce atualmente e desde 2017 a função de Chefe do Gabinete do Presidente da Câmara Municipal da Covilhã com responsabilidades delegadas na área dos transportes e mobilidade. Licenciado em Engenharia de Produção e Gestão Industrial pela Universidade da Beira Interior.

Esteve ligado ao ecossistema de empreendedorismo, promovendo, dinamizando e organizando várias iniciativas e eventos, como sejam o TEDx Covilhã ou o StartUp-Weekend Covilhã e trabalhou até 2014 no setor de energias renováveis e eficiência energética, tendo fundado uma empresa do ramo. Exerceu ainda funções de Professor no Ensino Profissional na mesma área.

Autarca desde 2001 na Assembleia Municipal da Covilhã, exerceu funções de Administrador do Parkurbis – Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã entre 2014 e 2020 e Vogal do Conselho de Administração da Associação Parkurbis Incubação entre 2014 e 2022.

É dirigente nacional e distrital do Partido Socialista e atualmente Presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista da Covilhã.

Helio Fazendeiro

Chefe do Gabinete do Presidente da Câmara Municipal da Covilhã




Álvaro Costa

Professor Associado com Agregação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Álvaro Costa fez a sua formação académica em Engenharia e Economia. É licenciado em Engenharia Civil (FEUP) e Mestre em Transportes (IST-UTL), parte escolar do Mestrado em Economia (FEP) e PhD na Loughborough University of Technology (UK).

É investigador com artigos em publicações relevantes na área dos Transportes: Transportation Research, Transport Reviews e Journal of Air Transport Management.

É consultoria nas diversas áreas dos transportes para o governo, instituições financeiras internacionais, empresas privadas e organismos públicos sendo atualmente membro da Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Tem experiência em administração integrando ou tendo integrado conselhos de administração ou direções de empresas públicas e privadas e outras organizações. Atualmente é CEO da TRENMO, vice-presidente da Associação Comercial do Porto (ACP) e membro da direção da Casa Comum da Humanidade (CHH).

Alvaro Costa é ainda docente na área dos transportes, metodologias de investigação e investigação operacional em Cursos de Mestrado e Doutoramento. Colabora na Faculdade de Economia da UP.




Fernando Gonçalves é licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

É jornalista profissional há cerca de 40 anos, com percurso feito em jornais de referência, casos do Jornal de Notícias e do Diário Económico sendo também fundador e diretor do jornal TRANSPORTES & NEGÓCIOS, criado em Setembro de 1998 (cumpriu agora 25 anos).

Fernando Gonçalves

Jornalista e Fundador do jornal TRANSPORTES & NEGÓCIOS




Jorge Reis Silva

Presidente da Direção da Associação de Investigação Científica em Engenharia Aeroespacial

Jorge Miguel dos Reis Silva é licenciado em Engenharia de Sistemas Marítimos de Eletrotecnia e Telecomunicações pela Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH, Oeiras) desde 1993, Mestre em Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas pelo Instituto Superior Técnico (IST, Lisboa) desde 1996, e Doutorado em Transportes pelo IST desde 2005.


Exerce atividade profissional desde 1979, primeiro como Oficial da Marinha Mercante na Sociedade Portuguesa de Navios-Tanque (SOPONATA), (1979 a 1987), depois como Oficial de Telecomunicações Aeronáuticas na ANA - Aeroportos e Navegação Aérea (ANA, ep), (1988 a 1995), e finalmente como Docente na Universidade da Beira Interior (UBI), (desde 1995). Foi Presidente do Conselho Científico do Departamento de Ciências Aeroespaciais (DCA) da UBI entre 2006 e 2009. Atualmente é Professor Auxiliar no DCA da UBI, e investigador do Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability (CEris, IST). As suas áreas de atividade científica são os Transportes em geral e o Transporte Aéreo em particular, bem como a Investigação Operacional e o Desenvolvimento Regional.


Jorge Silva é também Presidente da Direção da Associação de Investigação Científica em Engenharia Aeroespacial (AEROG, UBI), vogal do Conselho Fiscal da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional (APDR, membro da RSAI), vogal da Junta Diretiva da Rede Ibero Americana de Investigação em Transporte Aéreo (RIDITA), membro da Associação Portuguesa de Investigação Operacional (APDIO, membro do IFORS), membro do Instituto Americano de Aeronáutica e Astronáutica (AIAA), membro da Direção da AFCEA Portugal (o capítulo nacional da AFCEA Internacional), e Presidente do Conselho Fiscal do AeroClube da Covilhã.




É Licenciatura em Direito – Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa, 1984;

e também em Ciências Religiosas – Faculdade de Teologia da Universidade Católica de Lisboa, 2021.

Tem ainda Curso de Especialização em Direito de Transportes – Instituto Superior de Transportes, 2001; 

Exerceu funções profissionais desde 1986 na Rodoviária Nacional, EP e RNIP – Rodoviária Nacional, Investimentos e Participações, SA, nas áreas Jurídicas e de Recursos Humanos.

Ingressou no Grupo Barraqueiro em 1993.

Exerceu inicialmente funções de Diretor de Recursos Humanos em diversas empresas do Grupo e de vogal do Conselho de Administração da empresa TST - Transportes Sul do Tejo, SA.

É, desde 2000 Administrador na FERTAGUS – Travessia do Tejo, Transportes, SA e desde 2005 - Presidente do Conselho Diretivo da ANTROP – Associação Nacional de Transportes de Passageiros.

É ainda Administrador da BARRAQUEIRO, SGPS, SA, onde assume os pelouros de Recursos Humanos, da Comunicação interna e externa e das Relações Institucionais e desde 2010 que exerce funções como membro da Direção da CCP – Confederação do Comércio e Serviços de Portugal.

Foi presidente e Vogal da Comissão de Vencimentos da TAP – Transportes Aéreos Portugueses, SGPS, SA. de 2015 a 2021.

É, neste momento Presidente do Conselho de Administração da Prometro, SA

Luís Cabaço Martins

Presidente da ANTROP – Associação Nacional de Transportes de Passageiros




Paula Teles

Presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade

Paula Teles nasceu em Alvarenga, Arouca, a 16 de maio de 1969.
É Engenheira Civil - área de Planeamento do Território (FEUP), Pós-Graduada em Estratégias e Metodologias da Gestão Urbanística e Mestre em Planeamento e Projeto do Ambiente Urbano (FEUP/FAUP), com Tese de Mestrado sobre “Os Territórios (sociais) da Mobilidade.”
Foi Técnica Superior na CM de Matosinhos durante 10 anos com funções na Divisão de Trânsito e Mobilidade, na qual integrou a equipa do projeto europeu PROACESS (1994-1996).
Em 2004 constituiu a mpt®, empresa de planeamento urbano e gestão da mobilidade, pioneira em Portugal em mobilidade urbana inclusiva, tornando-se Consultora Autárquica nesta área em dezenas de municípios. Pontualmente tem colaborado com diversas entidades do Governo Português.
Coordenadora Nacional da Rede de Cidades e Vilas com Mobilidade para Todos, projeto que criou e desenvolveu em colaboração com a APPLA desde 2003, e que contou com cerca de 80 municípios.
Em 2008 foi nomeada pelo Governo Português para integrar o Grupo de Trabalho da Lei das Acessibilidades em vigor (Decreto-Lei n.º 163/06, de 8 de agosto).
Docente convidada na UTAD, na licenciatura e mestrado em Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas, desde 2008, e investigadora num projeto de mobilidade urbana.
Presidente e fundadora do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade (ICVM) em Portugal, plataforma que gere o projeto Rede de Cidades e Vilas de Excelência entre outros de importância nacional.
É representante da Comissão Europeia em Portugal no âmbito do ICVM que preside ao Pacto de Autarcas para o Clima e Energia (Covenant of Mayors).
Foi vereadora na Câmara Municipal de Penafiel (2009-2013) e responsável pelos pelouros da mobilidade, regeneração urbana e imagem da cidade, planeamento estratégico e ordenamento do território.




António José Dinis Miraldes, Licenciado em Gestão pela Universidade Fernando Pessoa no Porto e pós-graduado em “Gerir projetos em Parceria” pela Faculdade de Economia de Coimbra, desempenhou funções em consultoria financeira, entre 1996 e 2008, em várias empresas consultoras e associações empresariais, como consultor acreditado pelo IAPMEI, AEP – Associação Empresarial Portuguesa e AIP – Associação Industrial Portuguesa. Participou, elaborou e executou candidaturas e projetos de investimento no âmbito de programas comunitários. Entre 2014 e 2020 desempenhou funções de chefe de equipa multidisciplinar e coordenador da estrutura de apoio técnico da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, sendo responsável pela implementação e execução dos seus projetos intermunicipais enquanto entidade promotora e do Pacto de Desenvolvimento e Coesão Territorial, no âmbito do Portugal 2020. Desempenha, atualmente, as funções de secretário executivo da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela.

António Miraldes

Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela




Miguel Gaspar

Inovação e Desenvolvimento SIBS

Com uma experiência no sector público e privado, tem participado e diversas iniciativas de política de transportes e políticas públicas.
Foi consultor, assessor na Secretaria de Estado da Mobilidade em dois Governos, foi autarca em Lisboa com responsabilidade na mobilidade, inovação e empreendorismo.
Na SIBS é responsável por iniciativas na área da inovação e de desenvolvimento de negócio, com particular enfoque no serviço ao cidadão e digitalização de processos de negócio.




O Prof. António Cardoso Marques obteve a licenciatura em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa, o doutoramento na mesma área pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e Agregação pela Universidade da Beira Interior. É Professor Catedrático de Economia Industrial, Concorrência e Regulação Económica e Economia da Energia. Possui uma vasta experiência em investigação e ensino, tendo desempenhado diversos cargos académicos tais como membro do Conselho Científico da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade da Beira Interior. É coordenador do Programa de Doutoramento em Economia.

Publicou nas principais revistas científicas internacionais da área e participa de conselhos de revisão de projetos científicos em todo o mundo. Pelo terceiro ano consecutivo, está incluído entre os 2% dos cientistas mais citados do mundo na lista produzida pela Universidade de Stanford. Tem longa investigação em economia da energia e do ambiente, transição energética e crescimento económico, estratégias de preços de eletricidade e gestão de cargas de procura, mobilidade elétrica e economia circular, sendo um comentador assíduo nos meios de comunicação social, rádio e televisão, sobre questões de economia da energia e transição energética. Foi coordenador da área de investigação de Economia e Finanças do Centro de Investigação em Ciências Empresariais (NECE), patrocinado pela Fundação Portuguesa para o Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia. Exerce vários cargos, incluindo o de Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Economia da Energia, que é afiliada da Associação Internacional de Economia da Energia. Desenvolve também trabalho voluntário, sendo presidente de uma Instituição Privada de Solidariedade Social.

António Cardoso Marques

Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Economia da Energia




Pedro Ricardo Inácio

Pró-Reitor para a Universidade Digital da Universidade da Beira Interior

Pedro Ricardo Morais Inácio é professor associado do Departamento de Informática da Universidade da Beira Interior (UBI). Leciona unidades curriculares relacionadas com cibersegurança e simulação assistida por computador, a cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, nomeadamente aos de Engenharia Informática. É atualmente Pró-Reitor para a Universidade Digital e Data Protection Officer (DPO) da UBI.


Tem uma licenciatura pré-Bolonha em Matemática Informática e um Doutoramento em Engenharia Informática, obtidos na UBI em 2005 e 2009, respetivamente. Os trabalhos de Doutoramento foram desenvolvidos no ambiente empresarial da Nokia Siemens Networks Portugal S.A., ao abrigo de uma bolsa de investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.


É membro sénior IEEE, associado ACM e investigador do Instituto de Telecomunicações (IT), onde lidera atualmente o grupo Network Applications and Services – Covilhã (NAS-Cv). Os seus interesses de investigação incluem segurança e garantia da informação e simulação assistida por computador. Tem cerca de 70 publicações em livros, revistas e conferências científicas internacionais com revisão por pares. Revê com frequência artigos para revistas IEEE, Springer, Wiley e Elsevier. É membro regular do Comité Técnico de diversas conferências e seminários de referência nacionais e internacionais, como a ACM SAC, a IEEE NCA, a IFIPSEC ou a ARES. É atualmente Editor Associado da revista IEEE Access.




Sofia Moreira de Sousa é a Representante da Comissão Europeia em Portugal.

Europeísta convicta, trabalha já há mais de duas décadas nos temas Europeus.

Antes de assumir o cargo atual em Setembro de 2021 foi Embaixadora da UE em Cabo Verde, e Adjunta da Delegação da UE na República da África do Sul. Até 2014, foi conselheira principal da Secretária-Geral Adjunta do Serviço Europeu de Ação Externa, trabalhando na preparação de todas as reuniões do Conselho de Negócios Estrangeiros e na orientação política das missões diplomáticas da UE em todo o mundo.  De 2009-2011 foi conselheira política na Missão da UE junto da União Africana em Adis Abeba e, antes disso, esteve destacada no Ministério dos Negócios Estrangeiros português, durante a Presidência do Conselho da UE em 2007. Trabalhou com o Alto Representante para a Política Externa e Segurança Comum da UE de 2003 a 2007, nas relações da UE com a Rússia e com a Ucrânia, fazendo parte da equipa envolvida na facilitação das negociações políticas em Kyiv aquando da Revolução Laranja em 2004. No início da sua carreira, trabalhou no departamento de relações internacionais da Agência Espacial Europeia, no sistema de navegação por satélite Galileo. Foi ainda responsável por programas de formação para magistrados europeus na Academia de Direito Europeu em Trier. Antes disso, trabalhou dois anos em escritório de advocacia no Porto. Estudou Direito na Universidade Católica do Porto, em Portugal, e tem um LLM em Relações Internacionais pela Universidade de Hamburgo, Alemanha.

Sofia Moreira de Sousa

Representante da Comissão Europeia em Portugal