VISITA DA AUTORIDADE DA MOBILIDADE E DOS TRANSPORTES REFORÇA COOPERAÇÃO COM A TML

A AMT - Autoridade da Mobilidade e dos Transportes visitou a Área Metropolitana de Lisboa (AML) para aprofundar o conhecimento relativo ao trabalho desenvolvido pela Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), numa iniciativa que contou com a presença dos Conselhos de Administração da AMT e da TML, bem como do Primeiro-Secretário Metropolitano da AML.
A visita teve como principais objetivos o aprofundamento e reforço do diálogo institucional entre entidades com responsabilidades complementares, mas distintas em matéria de regulação, coordenação e planeamento da mobilidade metropolitana.
Durante o encontro, foram apresentados os principais projetos em curso na TML, bem como os mecanismos de gestão e controlo da operação rodoviária que suportam o acompanhamento diário da rede. Foram ainda partilhados indicadores de desempenho da operação, que atualmente regista médias diárias de cerca de 750 mil passageiros transportados e valores mensais superiores a 17 milhões. A sessão permitiu também apresentar a evolução do desempenho da oferta rodoviária da Carris Metropolitana, destacando os progressos alcançados desde o início da operação, que já representa um aumento de cerca de 50% face à oferta existente antes da entrada em funcionamento da Carris Metropolitana.
Para o Primeiro Secretário Metropolitano “a medida de introdução do passe navegante® e o desempenho da Carris Metropolitana são medidas cujo sucesso e desempenho estão para além das melhores expectativas, mas é preciso ir mais longe e continuar a corresponder à necessidade de mobilidade das pessoas da área metropolitana de Lisboa”.
“A TML é um exemplo de inovação e modernização tecnológica a ser seguido em todo o país”, referiu, por sua vez, a Presidente do Conselho de Administração da AMT, Ana Paula Vitorino.
A presença da Presidente e do restante Conselho de Administração da AMT e do Primeiro-Secretário Metropolitano da AML constituiu uma oportunidade de reforço da cooperação institucional e da partilha de perspetivas sobre os desafios e oportunidades que marcam a mobilidade na região metropolitana de Lisboa.