Saltar para o conteúdo principal

SESSÃO “DEFESA DA CONCORRÊNCIA NO CONTEXTO DA INFLAÇÃO”

SESSÃO “DEFESA DA CONCORRÊNCIA NO CONTEXTO DA INFLAÇÃO”

No dia de arranque do 1º Encontro das Entidades Reguladoras Portuguesas, Nuno Cunha Rodrigues, Presidente da Autoridade da Concorrência (AdC), abordou o tema "Defesa da Concorrência no Contexto da Inflação”. Entre os tópicos de reflexão destacam-se as mudanças na regulação em Portugal, desde o modelo de intervenção direta do Estado ao modelo de intervenção direta por parte de Entidades Reguladoras; a origem da regulação económica como uma resposta às falhas de mercado, nomeadamente ao nível da concorrência; e a cooperação entre Entidades Reguladoras e a Autoridade da Concorrência prevista na Lei-quadro.

Durante a sua intervenção, Nuno Cunha Rodrigues referiu ainda as principais preocupações das Entidades Reguladoras, com destaque para a sustentabilidade ambiental, a transição digital e o impacto de eventos globais nos mercados financeiros, tais como a crise pandémica de COVID-19 e a invasão da Ucrânia por parte da Rússia.

O papel da política de concorrência no combate à inflação e no bem-estar dos consumidores, assim como a atuação da Autoridade da Concorrência na promoção da concorrência na contratação pública e em diversos setores da economia foram também temas abordados.

Por fim, a cooperação contínua entre a Autoridade da Concorrência e as Entidades Reguladoras setoriais foi destacada como sendo essencial para garantir o bom funcionamento da economia, a qualidade do mercado e a defesa dos consumidores.