Saltar para o conteúdo principal

NOTA DE PESAR - DRA. LÍDIA SEQUEIRA

NOTA DE PESAR - DRA. LÍDIA SEQUEIRA

Recebi com enorme tristeza e consternação a notícia do falecimento da Dra. Lídia Sequeira, figura incontornável do setor da Mobilidade e dos Transportes em Portugal.

Com um currículo vastíssimo marcado por várias décadas de dedicação à causa pública, Lídia Sequeira fez parte da comissão técnica para a integração europeia, foi subdiretora-geral dos transportes terrestres, foi gestora da intervenção operacional dos transportes,  presidiu aos conselhos de administração de três dos principais portos nacionais – Sines, Lisboa e Setúbal –, e presidiu à APLOP (portos da CPLP), com lideranças marcadas pelo crescimento, inovação, captação de investimentos, ainda hoje reconhecidas por todo o setor e por todos os que dele fazem parte. Pela sua dedicação ao país, foi condecorada pelo Presidente da República Aníbal Cavaco Silva. 

A Dra. Lídia Sequeira era membro do Fórum de Reflexão Estratégica da AMT – Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, emprestando-nos a sua visão estratégica e vanguardista, a sua capacidade crítica e a dedicação que entregava a cada um dos projetos em que se envolvia.

Dotada de uma visão estratégica incomum e muito à frente da sua geração, a que aliava a sua generosidade e humanismo, deixou um legado que nos cabe prosseguir e honrar.

Em meu nome e em nome da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, endereço as mais sentidas condolências à sua família, aos seus amigos e a todos os que tiveram o privilégio de trabalhar e aprender com a Dra. Lídia Sequeira.

 
Ana Paula Vitorino, Presidente do Conselho de Administração da AMT - Autoridade da Mobilidade e dos Transportes

2 de dezembro de 2025