Saltar para o conteúdo principal

AMT PARTICIPA NA ASSEMBLEIA PLENÁRIA DO IRG-RAIL

AMT participa na Assembleia Plenária do IRG-Rail

AMT participa na Assembleia Plenária do IRG-Rail

 

Nos dias 14 e 15 de maio de 2024 teve lugar a Assembleia Plenária do IRG-Rail (Independent Regulators’ Group – Rail), que decorreu em Falun, na Suécia, sob organização da Transport Styrelsen (Agência Sueca de Transportes).

A AMT - Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, que exerce atualmente as funções de cocoordenação do grupo de trabalho de monitorização do mercado ferroviário (Market Monitoring Working Group) e do grupo de missão da multimodalidade (Task Force on Multimodality), marcou presença na Assembleia Plenária. Os coordenadores dos grupos apresentaram, respetivamente, o 12.º Relatório Anual de Monitorização do Mercado (12th Annual Market Monitoring Report) e o trabalho realizado sobre as políticas de tarifa única e multimodal nos países membros do IRG-Rail.

O 12.º Relatório Anual, relativo ao ano de 2022, que pode ser consultado aqui abrange a evolução do mercado ferroviário em 31 países europeus e a nível europeu. O relatório apresenta uma panorâmica anual da evolução do mercado e das condições económicas no setor ferroviário e permite uma comparação ao longo do tempo no que diz respeito ao desenvolvimento e à competitividade no mercado ferroviário. Este ano, o relatório inclui uma análise aprofundada da heterogeneidade na utilização da rede ferroviária europeia. Foram também incluídos novos indicadores.

Adicionalmente, os membros do IRG-Rail abordaram os desenvolvimentos atuais no setor ferroviário e no âmbito do IRG-Rail. Foram aprovados diversos documentos, que podem ser consultados aqui: https://irg-rail.eu/irg/news/press-release/408,IRG-Rail-Plenary-Assembly-held-in-Falun-Sweden-14-15-May-2024.html

Fundado em 2011, o IRG-Rail é um grupo de reguladores independentes do setor ferroviário de 31 países europeus. A AMT tem participado ativamente nas atividades do IRG-Rail, tendo assumido a sua vice-presidência e presidência em 2018 e 2019, respetivamente, para além das funções de co-coordenação e participação em vários grupos de trabalho.

11 de junho de 2024