Saltar para o conteúdo principal

AMT ASSINALOU DIA MUNDIAL DO TRANSPORTE SUSTENTÁVEL EM CONFERÊNCIA NO TERMINAL DE CRUZEIROS DE LISBOA

AMT assinalou Dia Mundial do Transporte Sustentável em conferência no Terminal de Cruzeiros de Lisboa

A AMT – Autoridade da Mobilidade e dos Transportes organizou, esta terça-feira, dia 26 de novembro, a Conferência “Dia Mundial do Transporte Sustentável”, que teve lugar no Terminal de Cruzeiros de Lisboa. Em 2023, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) instituiu o “Dia Mundial do Transporte Sustentável”, que se passou a celebrar anualmente a 26 de novembro, convidando as partes interessadas a assinalar esta data através da educação e da realização de eventos destinados a aumentar o conhecimento do público sobre o tema.

Foi neste contexto que a AMT decidiu avançar com a realização de uma Conferência, na qual foram discutidas novas formas de melhorar a sustentabilidade do setor, juntando oradores de diferentes países, oriundos do setor, da academia, da administração central ou da administração local, na procura de respostas concretas para um desafio global e urgente.

“O caminho há muito que está traçado a nível internacional. A Agenda 2030, das Nações Unidas, a Estratégia da Mobilidade Sustentável e Inteligente da Comissão Europeia e o Pacto Ecológico Europeu, todos apontam para a necessidade de conciliar a descarbonização da economia e da mobilidade com o crescimento económico e criação de emprego, com a inovação tecnológica e o conhecimento, com a acessibilidade e a inclusividade e com a coesão territorial, social, económica e ambiental”, referiu Ana Paula Vitorino, Presidente da AMT, no seu discurso de abertura.

“Na globalidade, o caminho que ainda estamos a percorrer é pouco sustentável. Muitos já dizem que atingimos o ponto de não retorno, mas temos todos de acreditar que ainda é reversível”, defendeu ainda a Presidente da AMT.



Apresentação de estudos sobre descarbonização do setor marítimo-portuário e sobre a inteligência artificial no setor dos transportes e mobilidade

A AMT tem como um dos seus objetivos estratégicos contribuir para a conceção e implementação de políticas públicas na mobilidade e transportes. Cabe-lhe promover e defender o interesse público de uma mobilidade inclusiva, eficiente e sustentável, enquanto direito fundamental, em conformidade com os preceitos constitucionais.

É neste sentido que, aproveitando a ocasião do Dia Mundial do Transporte Sustentável, a AMT promoveu também a apresentação de dois importantes estudos para o setor:

1. O estudo “Descarbonização nos Portos, Transporte Marítimo e por Vias Navegáveis Interiores”;

2. O estudo “Linhas de Orientação para uma Inteligência Artificial Ética, Transparente, de Confiança e Responsável”.



Assinado Protocolo de Colaboração do Projeto-Piloto de Mobilidade Integrada da Beira Interior

Na Conferência, foi ainda assinado o protocolo de colaboração do Projeto-Piloto de Mobilidade Integrada da Beira Interior, entre a AMT e cinco municípios da Beira Interior: Município da Guarda, Município de Belmonte, Município da Covilhã, Município do Fundão e Município de Castelo Branco.

Este projeto-piloto visa uma conjugação de esforços, da administração local e do regulador, em que cada uma das entidades, no âmbito das suas competências, irá identificar o que existe e o que falta para criar um sistema de mobilidade verdadeiramente integrado e multimodal, combinando redes e tarifários dos vários modos de transporte, otimizado por sistemas tecnológicos e energias alternativas. Um sistema que facilite a utilização dos transportes públicos, que promova a acessibilidade a serviços essenciais, como escolas, hospitais e logística urbana, que promova uma melhor qualidade de vida e que reduza a necessidade de transporte individual.




Criação da Associação dos Reguladores da Mobilidade e dos Transportes dos Países de Língua Portuguesa (ARMT)

A Conferência desta terça-feira consagrou ainda o nascimento da nova Associação dos Reguladores da Mobilidade e dos Transportes dos Países de Língua Portuguesa (ARMT), que junta a AMT - Autoridade da Mobilidade e dos Transportes e reguladores de diferentes países de língua portuguesa: Agência Marítima Nacional, de Angola; Agência Nacional dos Transportes Terrestres, de Angola; Agência Reguladora de Certif¬icação de Carga e Logística, de Angola; Agência Nacional de Transportes Terrestres, do Brasil; Agência Nacional de Transportes Aquaviários, do Brasil; Agência Reguladora Multissectorial da Economia, de Cabo Verde; e Agência Metropolitana de Transportes de Maputo, de Moçambique.