AMT ASSINA PROTOCOLOS PARA A PROMOÇÃO DA MOBILIDADE E DOS TRANSPORTES
No dia 29 de maio teve lugar na AMT a cerimónia de assinatura dos Protocolos de Cooperação para a Promoção do Desenvolvimento Sustentável da Mobilidade e dos Transportes de Moçambique e Portugal, na qual participaram entidades públicas de ambos os países.
Para além do Protocolo tripartido entre a AMT, a Agência Metropolitana de Transportes de Maputo (AMT-M) e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), que visa o desenvolvimento de projetos conjuntos de promoção da literacia, capacitação de recursos humanos, incentivo à investigação e apoio técnico na área da regulação e operacional, foram também assinados Protocolos entre a AMT e a FEUP, para a cooperação no domínio da formação e investigação, entre a AMT e a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), para a cooperação no domínio da segurança rodoviária, e entre a AMT e o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), para a cooperação no domínio da segurança das infraestruturas dos transportes terrestres, planeamento da mobilidade, licenciamento e supervisão das empresas de transportes.
A assinatura dos Protocolos surge na sequência da missão de cooperação a Moçambique liderada pela Presidente do Conselho de Administração da AMT, Eng. Ana Paula Vitorino, no passado mês de março.
A cerimónia contou com a presença dos Presidentes da ANSR, Rui Ribeiro, e do IMT, João Caetano, do Subdiretor da FEUP, Renato Jorge, e da comitiva moçambicana composta pelo Presidente da AMT-M, António Matos, do Administrador da AMT-M, Armando Bembele e de Alexandre Muianga, Vereador de Transportes do Município de Maputo e Firmino Guambe, Vereador de Transportes do Município da Matola.
A AMT organizou, na semana de 29 de maio a 2 de junho, várias reuniões de trabalho com entidades que atuam no setor da mobilidade e dos transportes, tendo em vista o aprofundamento da cooperação e o estabelecimento de um plano de ação com medidas concretas a desenvolver ao abrigo dos Protocolos celebrados.
No dia 1 de junho, a AMT e a comitiva moçambicana deslocaram-se ao Porto, onde reuniram com o Diretor da FEUP, Rui Calçada, e com a Primeira-Secretária da Área Metropolitana do Porto, Ariana Pinho, bem como com os responsáveis do Metro do Porto, Metro Mondego, Sociedade de Transportes Coletivos do Porto e Transportes Intermodais do Porto, e respetivas equipas.
Estas entidades associaram-se à agenda de trabalhos organizada pela AMT tendo partilhado com a comitiva moçambicana os seus conhecimentos e experiências no desenvolvimento de projetos específicos na área da mobilidade e dos transportes que são de elevado interesse para Moçambique e para a Área Metropolitana de Maputo em particular.