Saltar para o conteúdo principal

1ª PARTE DA CONFERÊNCIA “DESAFIOS DA MOBILIDADE NOS TERRITÓRIOS DA BAIXA DENSIDADE” - VIAGEM NO COMBOIO INTERCIDADES LISBOA-COVILHÃ

1ª Parte da Conferência “Desafios da Mobilidade nos territórios da baixa densidade” - Viagem no Comboio Intercidades Lisboa-Covilhã

Na manhã do dia 24 de outubro, teve início a primeira parte da Conferência "Desafios da Mobilidade nos Territórios de Baixa Densidade", a bordo do comboio intercidades Lisboa-Covilhã. O evento, organizado pela AMT, contou com a presença da Presidente, Ana Paula Vitorino, do Secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado e de Presidentes da Câmara, que, numa das carruagens, fizeram intervenções sobre as soluções de mobilidade que melhor podem servir estas regiões.

 

Com partida às 08h15 da Estação de Lisboa - Santa Apolónia, Ana Paula Vitorino destacou a importância desta iniciativa, afirmando ser "uma viagem para promover a mobilidade sustentável em todo o país, particularmente no interior" e contribuir para a promoção da qualidade de vida das pessoas e a sustentabilidade ambiental, económica e social”.

Na primeira paragem, ainda na Área Metropolitana de Lisboa, o presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Fernando Ferreira, juntou-se ao painel e manifestou que, no âmbito da mobilidade “estamos no bom caminho. É preciso agora caminhar um pouco mais, com coordenação entre o Governo e os autarcas”.

Em Santarém, o Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Gonçalves, subiu a bordo e defendeu a importância dos incentivos europeus na utilização dos transportes públicos, dando o exemplo do município.  “Quando foram lançados esses incentivos, começaram mais pessoas a usar os meios de transporte coletivos”, referiu. 

Na estação do Entroncamento, subiu a bordo o Presidente da autarquia, Jorge Alves de Faria, que falou sobre alguns dos desafios que o concelho enfrenta, tais como o acesso aos transportes públicos, afirmando que “temos uma boa linha ferroviária, mas quando se fala de uma mobilidade integrada da nossa região, não temos tanta oferta, e isso faz com que se recorra mais ao transporte individual”.

Na quarta paragem, em Abrantes, foi a vez do Presidente da Câmara Municipal, Manuel Valamatos dos Reis, juntar-se aos restantes autarcas, reforçando a mensagem de que “as questões da mobilidade hoje são assuntos relevantes não apenas para Abrantes, mas para todo o país”, destacando que, neste mesmo dia, começou a funcionar no seu concelho um autocarro movido a hidrogénio.

Já na Beira-Baixa, em Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, Presidente da Câmara Municipal, reforçou a importância da eletrificação na linha ferroviária e das suas vantagens – “Os principais problemas, aqueles que mais nos afligiam em termos de concelho estão resolvidos com a eletrificação da linha da Beira-Baixa e também com a A23”.

Ao longo de toda a viagem, os autarcas destacaram ainda a importância das temáticas em debate na Conferência, tendo em vista a promoção do bem-estar das populações dos concelhos abrangidos. Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, reforçou que o concelho tem essa preocupação, no sentido de melhorar, “de aproximar os diferentes agentes e de resolver os problemas das populações”.

Na última paragem da viagem, subiu a bordo o presidente do Município do Fundão, Paulo Fernandes, que terminou referindo que “o transporte ferroviário de mercadorias e passageiros ainda tem um caminho importante para fazer, na competitividade e coesão do território”.