SESSÃO “REGULAÇÃO E SUPERVISÃO - DESAFIOS DE GOVERNANCE”
No arranque do 1º Encontro das Entidades Reguladoras Portuguesas, Margarida Corrêa de Aguiar, Presidente da ASF, Luís Laginha de Sousa, Presidente da CMVM, Rui Pinto, Administrador da Supervisão Prudencial do BdP, foram oradores na sessão "Regulação e Supervisão desafios de governance", com a moderação de Paulo Câmara, da Partner, Sérvulo & Associados.
Na sessão debateu-se a expansão do sistema financeiro e os riscos decorrentes da inovação tecnológica, aliados à importância do desenvolvimento de novas competências na supervisão financeira, de forma a garantir a aplicação coerente das regras europeias e a prevenir riscos nos mercados capitais. Destacou-se igualmente a necessidade de promoção da cooperação e partilha de informação entre Entidades Reguladoras, a par da supervisão integrada na arquitetura institucional europeia, visando a melhoria da qualidade do sistema financeiro.
Abordaram-se também os atuais modelos de governance e a importância da aproximação das entidades de supervisão à sociedade, como forma de responder aos desafios impostos pela inovação e expansão financeira, reforçando a integração e eficácia no setor.
A confiança, a independência e a autonomia das Entidades Reguladoras foram os conceitos centrais nesta sessão, enquanto elementos essenciais para a prestação de contas e consequentemente para a qualidade do sistema financeiro.