AMT PRESENTE NO EVENTO DO GOVERNO REGIONAL DOS AÇORES NA COP 28 DUBAI
A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) esteve presente, este domingo, no evento organizado pelo Governo Regional dos Açores, no Pavilhão de Portugal na COP 28, no Dubai.
No dia dedicado aos temas da saúde, recuperação e paz, o Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas da Região Autónoma dos Açores, Alonso Miguel, apresentou o evento “Roadmap for Carbon Neutrality in the Azores – Challenges in an outermost and isolated region, composed by nine islands” (“Roteiro para a Neutralidade Carbónica nos Açores – Desafios numa região periférica e isolada, composta por nove ilhas”).
O Secretário Regional destacou as quatro áreas de aposta na descarbonização – energia; mobilidade e transportes; agricultura; florestas e resíduos –, por serem as que mais contribuem para a emissão de gases com efeito de estufa (GEE), potenciada pelo caráter periférico e isolado das ilhas açorianas.
No caso dos transportes, salientou que a Região Autónoma dos Açores é altamente dependente do transporte marítimo e aéreo de passageiros e mercadorias inter-ilhas e para o continente e que este setor é responsável por 40% do consumo primário de energia na região. O Roteiro prevê medidas de substituição dos combustíveis fósseis por biocombustíveis, eletrificação do transporte rodoviário, utilização do hidrogénio no transporte pesado de mercadorias, otimização das cadeias logísticas por terra, investimento em ciclovias e recurso a veículos partilhados de duas rodas, no sentido de atingir as metas de -9% de emissões em 2030, -54% em 2040 e -100% em 2050.
As experiências de regiões ultraperiféricas são da maior relevância, no sentido de avaliar as melhores soluções para a descarbonização da economia, mas adaptadas às suas especificidades, tornando a transição ecológica mais justa e equitativa.