AMT ESTEVE PRESENTE EM EVENTOS DO IMT E DO CEIIA NA COP28
AMT esteve presente em eventos do IMT e do CEiiA na COP28
Na passada quarta-feira, a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) esteve presente em dois eventos no Pavilhão de Portugal da COP28: na Conferência “Steering Portugal Towards Carbon Neutrality” (Conduzindo Portugal em direção à Neutralidade Carbónica), organizada pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes; e no evento “Sustainable mobility for carbon-neutral cities: a community based aproach” (Mobilidade sustentável para cidades neutras em carbono: uma abordagem comunitária), organizado pelo CEiiA - Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto.
IMT discutiu neutralidade carbónica
A conferência “Conduzindo Portugal em direção à Neutralidade Carbónica” foi moderada pelo Presidente do IMT, João Caetano, e estiveram presentes o Secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, o Secretário-Geral do International Transport Forum (ITF), Young Tae Kim, o Presidente da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), Faustino Gomes e o Administrador-Delegado da Transportes Intermodais do Porto (TIP), Manuel Paulo Teixeira.
Os membros do painel salientaram a necessidade de planear as cidades para as tornar mais aptas à mobilidade ativa, de modo a reduzir a quantidade de veículos particulares. Medidas como a existência de serviços locais de proximidade (a 15 minutos a pé) que sirvam as necessidades dos cidadãos, assim como o teletrabalho, foram também assinaladas como relevantes para potenciar a descarbonização das cidades.
Concordando com o referido, o Secretário-Geral do ITF referiu ser necessário ponderar se o sistema de transporte público está pronto a acomodar todos os utilizadores de viaturas privadas, e questionarmo-nos se é efetivamente seguro e inclusivo, isto para concluir que, para além do incentivo à utilização do transporte público, é relevante apostar noutros serviços como o MAAS – “Mobility as a servisse”, por ser um mecanismo importante para promover a multimodalidade e a eficiência nas deslocações.
Os representantes da TML e a TIP referiram as medidas de bilhética que têm vindo a desenvolver como um passo para alcançar a neutralidade carbónica, ao permitirem a utilização de um único cartão, com poupança ao nível dos recursos e que, no caso da TIP, passará em breve a ser feito com plástico reciclado. Faustino Gomes salientou, porém, que na sua opinião a chave para alcançar a neutralidade reside acima de tudo na integração.
Para finalizar, o Presidente do IMT, destacou o prémio recentemente atribuído ao IMT pelo ISCTE - Prémio ISCTE Políticas Públicas – pelo desenvolvimento dos programas PART e PROtransP, reconhecendo políticas públicas relevantes adotadas em Portugal.
CEiiA promoveu discussão sobre mobilidade sustentável nas cidades
A AMT esteve também presente na Conferência “Mobilidade sustentável para cidades neutras em carbono: uma abordagem comunitária”, organizada pelo CEiiA - Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto, onde estiveram presentes o Secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, a Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, o Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, o Presidente do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, João Caetano, a Diretora do City Lab do CEiiA, Catarina Selada e o Presidente da Mobi.E, Luis Barroso.
O CEiiA apresentou o projeto BE.Neutral que pretende criar a primeira região neutra em carbono da Europa, integrando os municípios de Porto, Vila Nova de Gaia, Braga, Guimarães, Vila Nova de Famalicão, Viana do Castelo e Oliveira de Azeméis.
As cidades são parceiras associadas do projeto, que tem o objetivo de promover ou acelerar a neutralidade carbónica através da introdução de novos produtos e serviços de mobilidade, desenvolvidos e industrializados a partir de Portugal, para depois serem exportados e internacionalizados para cidades de todo o mundo.
Tem ainda o objetivo de criar uma plataforma de dados que permita gerir os novos serviços de mobilidade e quantificar, em tempo real, as emissões de carbono evitadas com o uso destes serviços de mobilidade sustentável.
O Município de Matosinhos focou a sua estratégia de descarbonização, bem como os seus resultados já visíveis. Desde 2009 as emissões de carbono reduziram-se em cerca de 40% e pretende-se atingir o objetivo de 86% em 2030, antecipando a meta de descarbonização prevista para 2050.
Tais resultados derivam da conjugação de vários programas europeus e nacionais, integrando na estratégia e ação, áreas como reabilitação energética de edifícios, eletrificação de frotas, carregadores elétricos, produção de energia renovável, da mobilidade elétrica e transportes públicos.
O Município de Braga, tal como Matosinhos, frisou a essencialidade do envolvimento da comunidade em todo este trabalho, dando o exemplo de que mantém uma monitorização constante do cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, e sempre com a auscultação dos vários setores interessados e visados.
O IMT abordou o tema da cooperação institucional entre entidades da Administração Central e Local, como sendo um fator essencial para a eficácia da atuação de entidades públicas, mas também para a articulação de setores económicos com culturas e procedimentos diversos.
A Mobi.E abordou a sua estratégia de expansão do número de postos de carregamento de veículos elétricos, referindo que os investimentos efetuados nos últimos seis anos em termos de crescimento da rede, permitiram instalar pelo menos um posto de carregamento em cada um dos municípios em Portugal.
Foi também abordada a cada vez maior integração da mobilidade elétrica com o setor da mobilidade, sendo de promover a evolução do conceito de utilizador de veículo elétrico para o utilizador de mobilidade sustentável.