ANÚNCIO REF.ª 5_2025
DATA LIMITE PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS: 20.11.2025 (até às 23h59m59s)
A - CONTEÚDO FUNCIONAL
A AMT pretende recrutar até 4 (quatro) quadros superiores juniores, com formação em engenharia, para ingressar na carreira de técnico superior e integrar equipas multidisciplinares (no apoio e sob a coordenação de quadros superiores séniores) que assegurem o desenvolvimento das funções regulatórias, prospetivas e contratuais da Autoridade. As principais funções a desempenhar incluem[1]:
- Regulamentação e Políticas Públicas
- Participação na elaboração de propostas legislativas e regulamentares;
- Apoio na análise de enquadramentos legais e contratuais do setor da mobilidade. - Prospetiva e Análise Estratégica
- Monitorização de políticas nacionais e europeias;
- Avaliação de tendências tecnológicas e de mercado;
- Contributo para políticas públicas baseadas em evidência. - Contratualização e Concorrência
- Análise técnica e económica de contratos de serviço público e concessões;
- Avaliação do comportamento concorrencial de operadores. - Política Tarifária e Regulação Técnica
- Apoio na definição de modelos tarifários e taxas de regulação;
- Contributo para processos de normalização técnica setorial. - Representação Técnica
- Participação em comités e fóruns técnicos nacionais e internacionais.
B - PERFIL EXIGIDO
- Licenciatura em Engenharia (Civil, Mecânica, Eletrotécnica, Ambiente, Geográfica, Informática, Sistemas, Gestão Industrial ou equivalente) e mestrado;
- Experiência profissional máxima de 5 (cinco) anos.
- Proficiência em inglês (nível B2 ou superior);
- Domínio informático, na ótica do utilizador, das ferramentas MS Office (Excel, Word, PowerPoint, Teams, etc.);
- Ausência de antecedentes criminais;
- Não se encontrar em situação de incompatibilidade e/ou impedimento para o exercício do cargo, nos termos previstos no artigo 28.º dos Estatutos da AMT.
C - COMPETÊNCIAS PREFERENCIAIS
- Mestrado em Engenharia, Geografia, Território, Transportes, Economia, Políticas Públicas ou equivalente;
- Conhecimentos, formação ou experiência em:
- Modelação e análise de sistemas de transportes;
- Avaliação técnico-económica de infraestruturas e serviços de mobilidade e transportes
- Planeamento e operação de redes de transporte;
- Sistemas de Informação Geográfica
- Análise de sistemas complexos interdependentes, análise de Dados e estatística;
- GIS, CAD, BIM, Power BI ou Python.
D - OUTRAS COMPETÊNCIAS RELEVANTES
- Institucionais: Demonstrar compreender a Missão da AMT e o seu contexto institucional;
- Pessoais: Demonstrar uma visão perspetiva e pessoal da função para a qual se está a candidatar;
- Corporativas: Demonstrar compromisso, responsabilidade e identificação organizacional;
- Comportamentais: Demonstrar proatividade, flexibilidade, orientação para os resultados, pensamento crítico e analítico, planeamento e organização, visão estratégica, capacidade de relacionamento interpessoal e aptidão para colaborar em equipa multidisciplinares;
- Técnicas: Capacidade de análise, de argumentação, de síntese e de redação de documentos técnicos incluindo capacidade de comunicação escrita e oral clara, sucinta e objetiva, procedimentos de segurança e sigilo de informação;
- Inovação e Iniciativa: Demonstrar criatividade e iniciativa na apresentação de soluções, demonstrar proatividade na atualização contínua dos conhecimentos.
E - REGIME CONTRATUAL
Aos trabalhadores da AMT é aplicado o regime jurídico do contrato individual de trabalho conforme disposto no artigo 27.º dos seus Estatutos.
Neste contexto, ao candidato a contratar será proposta a celebração de um contrato individual de trabalho por tempo indeterminado e ficará sujeito a um período experimental de 180 (cento e oitenta) dias.
Sem prejuízo das funções a desempenhar inicialmente, a AMT reserva-se ao direito de alocar os trabalhadores a outras funções compatíveis com o seu perfil, formação e aptidões demonstradas, em função das suas necessidades e da evolução da atividade.
F - CONDIÇÕES REMUNERATÓRIAS
A remuneração mensal bruta inicial será fixada, entre os níveis TS-01 e TS-03, nos termos do previsto no Regulamento Único de Pessoal da AMT[2] para o grupo profissional de técnico superior e de acordo com a experiência profissional demonstrada. A proposta de contratação será formalizada por escrito, após deliberação do Conselho de Administração da AMT.
G - LOCAL DE TRABALHO
Na sede da AMT, sita na Avenida António Augusto de Aguiar, 128, 1050-020 Lisboa, podendo ser ajustado por conveniência institucional.
H - PUBLICIDADE DO PROCEDIMENTO
A oferta de emprego será publicitada na BEP (www.bep.gov.pt), na página eletrónica da AMT (www.amt-autoridade.pt) e em outras plataformas institucionais.
I - JÚRI DO PROCEDIMENTO
Presidente: Hugo Oliveira;
Vogal efetivo: Emídio Cândido;
Vogal efetivo: Marta Soares;
Vogal suplente: Paulo Pacharro;
Vogal suplente: Paulo Jara.
J - PRINCÍPIOS E REGRAS GERAIS
O recrutamento está subordinado aos princípios da igualdade, da não discriminação, da imparcialidade e da prossecução do interesse público. Todos os intervenientes estão sujeitos ao dever de confidencialidade.
K - PROTEÇÃO DE DADOS
Os dados pessoais dos candidatos serão conservados durante 10 anos, sendo destruídos após esse prazo, salvo pedido de devolução pelo titular.
L - FORMALIZAÇÃO DAS CANDIDATURAS
Prazo: 15 dias úteis a contar da publicação do aviso na BEP.
Submissão: através do Balcão Único da AMT até às 23h59 do décimo quinto dia útil.
Documentos obrigatórios:
- Carta de motivação (até 3.000 caracteres incluindo espaços);
- Curriculum Vitae em modelo Europass;
- Certificado de habilitações literárias;
- Registo criminal;
- Cópia dos certificados de formação técnica, se aplicável;
- Cópia dos certificados de proficiência digital ou linguística, se aplicável;
- Declaração de compromisso de honra de honra, a atestar a veracidade de todas as informações efetuadas no âmbito da candidatura.
Documentos opcionais:
- Cartas de recomendação;
- Portefólio de projetos;
- Publicações.
A AMT reserva-se ao direito de solicitar ao(s) candidato(s) selecionado(s) os originais dos documentos apresentados em sede de candidatura.
M - EXCLUSÃO DE CANDIDATURAS
Serão excluídas as candidaturas que não cumpram os requisitos, que sejam entregues fora de prazo ou não incluam os documentos obrigatórios.
N - MÉTODOS DE SELEÇÃO
Serão utilizados os seguintes métodos de seleção:
- Avaliação Curricular (30%);
- Prova escrita (30%);
- Entrevista Profissional de Seleção (40%).
A prova escrita será agendada com uma antecedência mínima de 5 (cinco) dias úteis e versará sobre as matérias relacionadas com o conteúdo funcional a divulgar.
A entrevista profissional de seleção será agendada com uma antecedência mínima de 5 (cinco) dias úteis.
Em caso de empate entre os candidatos na classificação final do concurso, prevalece a classificação obtida na entrevista profissional de seleção. Se ainda assim se mantiver o empate, impera a classificação obtida na prova escrita. Em caso de empate entre os métodos anteriormente indicados (entrevista e prova escrita) será agendada uma nova entrevista para efeitos de desempate.
Conforme referido anteriormente, a classificação em cada um dos métodos de seleção será expressa de 0 (zero) a 20 (vinte) valores, de acordo com a tabela infra:
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Classificação |
Descrição Resumida |
Critérios Gerais |
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18 – 20 |
Excelente |
Desempenho muito acima do esperado. Demonstra domínio completo, pensamento crítico, proatividade e elevada qualidade. Respostas ou competências irrepreensíveis. |
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16 – 17,9 |
Muito Bom |
Supera os requisitos em vários aspetos. Apresenta segurança, boa capacidade de resolução de problemas, argumentos sólidos e experiência bem demonstrada. |
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14 – 15,9 |
Bom |
Cumpre claramente os requisitos. Mostra boa preparação, coerência e conhecimentos adequados. Pode faltar alguma profundidade, mas é consistente. |
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12 – 13,9 |
Suficiente |
Cumpre os requisitos mínimos com correção. Demonstra conhecimentos básicos, mas com algumas imprecisões ou falta de aprofundamento. |
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10 – 11,9 |
Insuficiente |
Desempenho fraco. Respostas incompletas ou pouco claras. Lacunas significativas nos conhecimentos ou competências. |
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0 – 9,9 |
Fraco |
Não cumpre os requisitos mínimos. Mostra grande desconhecimento, incoerência ou ausência de argumentação válida. |
Cada um dos métodos de seleção tem caráter eliminatório, ficando o candidato que obtenha classificação inferior a 12 (doze) valores em qualquer um deles, impedido de prosseguir no procedimento.
O candidato mais bem classificado será convidado à contratação, podendo a AMT, em caso de recusa, apresentar o convite ao candidato com classificação imediatamente abaixo e assim sucessivamente.
O – COMUNICAÇÕES E PUBLICITAÇÃO DOS RESULTADOS
Os resultados e toda a informação relacionada com o presente procedimento concursal serão comunicados individualmente para o endereço de correio eletrónico com o qual o candidato se registe aquando da apresentação da candidatura.
P – CONSTITUIÇÃO DE BOLSA DE RECRUTAMENTO
Durante o prazo de 1 (um) ano, a contar da data de conclusão do presente procedimento concursal, a AMT constitui uma bolsa de reserva de recrutamento com os candidatos(as) que obtiveram nota igual ou superior a 14 (catorze) valores na média resultante da aplicação dos métodos de avaliação obrigatórios, tendo em vista a satisfação de necessidades futuras que correspondam aos perfis selecionados.
Todas as questões relativas a este processo de recrutamento devem ser enviadas para o seguinte endereço de email: ref_5_2025@amt-autoridade.pt
[1] Tendo em conta o artigo 11.º do Regulamento de Estrutura Orgânica da AMT: https://www.amt-autoridade.pt/media/5049/regulamento-estrutura-org%C3%A2nica-amt_27fev25_vf.pdf
[2] https://www.amt-autoridade.pt/media/4862/regulamento_unico_amt_dez2024.pdf
Consulte o Regulamento Geral do Concurso
Instruções para submeter a candidatura no Balcão Único da AMT