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ANÚNCIO REF.ª 3_2024

DATA DE INÍCIO DE APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS: 05.02.2024

DATA LIMITE PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS: 16.02.2024 (até às 23h59)

A - CONTEÚDO FUNCIONAL:

 

A AMT pretende recrutar até 3 (três) quadros superiores (m/f) com formação em economia ou gestão, que se caracteriza pela elevada responsabilidade pretendida, cujo conteúdo integra, designadamente, as seguintes áreas de atuação e respetivas funções:

  1. Em matéria de instrumentos de gestão e de recursos financeiros e humanos, assegurar, entre outras atividades, a elaboração;
  2. Do Plano de Atividades, promovendo o acompanhamento da sua execução bem como a elaboração dos respetivos relatórios;
  3. Da proposta de Orçamento;
  4. Do Plano de Formação Anual, incluindo a organização e monitorização profissional e elaboração do Relatório de Formação Anual;
  5. Da conta de gerência, em estrita obediência pelas regras em vigor;
  6. Do Balanço Social e reporte no Sistema de Informação de Organização do Estado (SIOE/DGAEP) e na Inspeção-Geral de Finanças.
  7. Em matéria de controlo de gestão, acompanhar o desenvolvimento do sistema de controlo de gestão da AMT, bem como analisar a informação de gestão produzida.
  8. Em matéria de auditorias externas de órgãos de controlo, como a Inspeção-Geral de Finanças ou o Tribunal de Contas, acompanhar e instruir os processos, de acordo com as orientações do Conselho de Administração (CA).
  9. Em matéria de contratação pública:
  10. Organizar os procedimentos de contratação pública tendentes à aquisição de bens e serviços e realização de obras;
  11. Assegurar o exercício de coordenação e planeamento de compras anuais e plurianuais da AMT, de acordo com os normativos legais;
  12. Efetuar a gestão dos contratos celebrados pela AMT;
  13. Organizar, manter atualizada e publicitar a informação a reportar a entidades externas.
  14. O conteúdo funcional incluirá, ainda, outras atividades, designadamente relacionadas com a missão da AMT, sempre que for solicitado, tais como o apoio em:
  15. Avaliação de modelos de planeamento e exploração de serviços e infraestruturas, do ponto de vista operacional e económico, incluindo modelos económico-financeiros, bem como avaliação de políticas públicas;
  16. Fiscalização e auditoria a entidades reguladas em matéria económico-financeira.
  17. Ao nível da cooperação técnica e representação, participar em iniciativas de cooperação técnica e representar a AMT em eventos e grupos de trabalho de nível nacional e internacional.
  18. Realizar outras tarefas no âmbito da sua especialidade que lhe sejam expressamente cometidas pelo CA e assegurar a articulação com outras áreas da AMT em função da matéria.

 

B - Perfil exigido:

  1. Licenciatura, mestrado ou doutoramento em economia ou gestão (pré-Bolonha) ou Licenciatura e Mestrado ou doutoramento (pós-Bolonha) em economia ou gestão ou área relevante para o exercício das funções a que se candidata.
  2. Experiência profissional mínima de 10 (dez) anos em funções relacionadas com a administração de recursos financeiros, patrimoniais, contratação pública e elaboração de instrumentos de gestão e prestação de contas, bem como com o acompanhamento de auditorias externas de órgãos de controlo e dos processos de revisão e certificação legal de contas.
  3. Experiência profissional em pelo menos duas das seguintes funções:
  4. Realização de auditorias e outras ações de controlo a entidades públicas;
  5. Análise e criação de modelos econométricos e em estatística aplicada à economia;
  6. Gestão e participação em projetos de planeamento de território e transportes;
  7. Elaboração, avaliação e supervisão de análises económico-financeiras;
  8. Avaliação de políticas e estratégias públicas e análise prospetiva;
  9. Funções de direção de nível intermédio ou superior em entidades públicas. 
  10. Além da experiência referida no ponto anterior, serão valorizados:
  11. Conhecimentos sólidos de obrigações de reporte de entidades reguladoras independentes nas vertentes financeiras, recursos humanos, património e contratação pública;
  12. Participação em estudos na área da mobilidade e dos transportes.

 

C – COMPETÊNCIAS PREFERENCIAIS

São competências preferenciais:

  1. Experiência profissional anterior em entidade pública ou em empresa ou organização dos setores regulados pela AMT;
  2. Conhecimento em áreas-chave para o exercício da função, incluindo Regime da Administração Financeira do Estado, Lei do Orçamento do Estado, Lei de Enquadramento Orçamental, Lei dos Compromissos e Pagamentos em Atraso, Código dos Contratos Públicos, Direito Administrativo, Administração Geral, princípios de econometria, modelos económico-financeiros.

Consulte o regulamento geral

Instruções para submeter a candidatura no Balcão Único da AMT