ANÚNCIO REF.ª 3_2024
DATA DE INÍCIO DE APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS: 05.02.2024
DATA LIMITE PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS: 16.02.2024 (até às 23h59)
A - CONTEÚDO FUNCIONAL:
A AMT pretende recrutar até 3 (três) quadros superiores (m/f) com formação em economia ou gestão, que se caracteriza pela elevada responsabilidade pretendida, cujo conteúdo integra, designadamente, as seguintes áreas de atuação e respetivas funções:
- Em matéria de instrumentos de gestão e de recursos financeiros e humanos, assegurar, entre outras atividades, a elaboração;
- Do Plano de Atividades, promovendo o acompanhamento da sua execução bem como a elaboração dos respetivos relatórios;
- Da proposta de Orçamento;
- Do Plano de Formação Anual, incluindo a organização e monitorização profissional e elaboração do Relatório de Formação Anual;
- Da conta de gerência, em estrita obediência pelas regras em vigor;
- Do Balanço Social e reporte no Sistema de Informação de Organização do Estado (SIOE/DGAEP) e na Inspeção-Geral de Finanças.
- Em matéria de controlo de gestão, acompanhar o desenvolvimento do sistema de controlo de gestão da AMT, bem como analisar a informação de gestão produzida.
- Em matéria de auditorias externas de órgãos de controlo, como a Inspeção-Geral de Finanças ou o Tribunal de Contas, acompanhar e instruir os processos, de acordo com as orientações do Conselho de Administração (CA).
- Em matéria de contratação pública:
- Organizar os procedimentos de contratação pública tendentes à aquisição de bens e serviços e realização de obras;
- Assegurar o exercício de coordenação e planeamento de compras anuais e plurianuais da AMT, de acordo com os normativos legais;
- Efetuar a gestão dos contratos celebrados pela AMT;
- Organizar, manter atualizada e publicitar a informação a reportar a entidades externas.
- O conteúdo funcional incluirá, ainda, outras atividades, designadamente relacionadas com a missão da AMT, sempre que for solicitado, tais como o apoio em:
- Avaliação de modelos de planeamento e exploração de serviços e infraestruturas, do ponto de vista operacional e económico, incluindo modelos económico-financeiros, bem como avaliação de políticas públicas;
- Fiscalização e auditoria a entidades reguladas em matéria económico-financeira.
- Ao nível da cooperação técnica e representação, participar em iniciativas de cooperação técnica e representar a AMT em eventos e grupos de trabalho de nível nacional e internacional.
- Realizar outras tarefas no âmbito da sua especialidade que lhe sejam expressamente cometidas pelo CA e assegurar a articulação com outras áreas da AMT em função da matéria.
B - Perfil exigido:
- Licenciatura, mestrado ou doutoramento em economia ou gestão (pré-Bolonha) ou Licenciatura e Mestrado ou doutoramento (pós-Bolonha) em economia ou gestão ou área relevante para o exercício das funções a que se candidata.
- Experiência profissional mínima de 10 (dez) anos em funções relacionadas com a administração de recursos financeiros, patrimoniais, contratação pública e elaboração de instrumentos de gestão e prestação de contas, bem como com o acompanhamento de auditorias externas de órgãos de controlo e dos processos de revisão e certificação legal de contas.
- Experiência profissional em pelo menos duas das seguintes funções:
- Realização de auditorias e outras ações de controlo a entidades públicas;
- Análise e criação de modelos econométricos e em estatística aplicada à economia;
- Gestão e participação em projetos de planeamento de território e transportes;
- Elaboração, avaliação e supervisão de análises económico-financeiras;
- Avaliação de políticas e estratégias públicas e análise prospetiva;
- Funções de direção de nível intermédio ou superior em entidades públicas.
- Além da experiência referida no ponto anterior, serão valorizados:
- Conhecimentos sólidos de obrigações de reporte de entidades reguladoras independentes nas vertentes financeiras, recursos humanos, património e contratação pública;
- Participação em estudos na área da mobilidade e dos transportes.
C – COMPETÊNCIAS PREFERENCIAIS
São competências preferenciais:
- Experiência profissional anterior em entidade pública ou em empresa ou organização dos setores regulados pela AMT;
- Conhecimento em áreas-chave para o exercício da função, incluindo Regime da Administração Financeira do Estado, Lei do Orçamento do Estado, Lei de Enquadramento Orçamental, Lei dos Compromissos e Pagamentos em Atraso, Código dos Contratos Públicos, Direito Administrativo, Administração Geral, princípios de econometria, modelos económico-financeiros.
Instruções para submeter a candidatura no Balcão Único da AMT