ANÚNCIO REF.ª 1_2025
DATA LIMITE PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS: 17.11.2025 (até às 23h59m59s)
A - CONTEÚDO FUNCIONAL
A AMT pretende recrutar até 2 (dois) quadros superiores, com formação em Direito, para desempenhar funções na carreira de técnico superior, contribuindo para o desenvolvimento das atividades jurídicas da Autoridade, com enfoque na assessoria ao Conselho de Administração e às suas unidades orgânicas. As principais funções a desempenhar incluem[1]:
- Assessoria Jurídica
- Prestar apoio jurídico ao Conselho de Administração e a todas as unidades orgânicas da AMT.
- Elaboração de Estudos e Pareceres
- Elaborar estudos, informações e pareceres relativos às matérias que sejam sujeitas à sua apreciação no âmbito da missão da AMT.
- Análise e Preparação Legislativa e Regulatória
- Participar na preparação de projetos de legislação, bem como analisar e emitir parecer sobre medidas legislativas e preparar projetos de decisão ou de regulamentos.
- Gestão e Acompanhamento de Litígios
- Apreciar e acompanhar a resolução administrativa de litígios.
- Tratamento de Denúncias, Queixas e Reclamações
- Proceder à análise de denúncias, queixas, reclamações e demais correspondência recebida, incluindo os autos de notícia de autoridades policiais, definindo o seu posterior tratamento.
- Processos de Contraordenação e Representação Judicial
- Tramitar os processos de contraordenação e acompanhar a fase judicial, assegurando a representação da AMT e exercer o patrocínio judiciário nos demais processos judiciais, garantindo o seu adequado acompanhamento, quer na fase administrativa quer na sua fase judicial, tendo em vista a defesa dos interesses da AMT.
- Participação em Ações de Regulação e Supervisão
- Participar nas atividades a realizar no âmbito da regulação e supervisão de mercados, em especial em ações de fiscalização tendentes a apurar o cumprimento, por parte dos regulados, dos normativos aplicáveis e na recolha de prova.
- Outras Atividades
- Executar outras atividades adequadas ao perfil exigido, que lhe sejam cometidas pelo Conselho de Administração, designadamente relacionadas com a missão da AMT, incluindo deslocações em serviço no território nacional e no estrangeiro
B - PERFIL EXIGIDO
- Licenciatura e mestrado em Direito;
- Experiência profissional mínima de 3 (três) anos em funções compatíveis com o conteúdo funcional;
- Sólidos conhecimentos em Direito Administrativo (vertente procedimental e contenciosa) e Direito Contraordenacional;
- Proficiência em inglês (nível B2 ou superior);
- Domínio informático, na ótica do utilizador, das ferramentas MS Office (Excel, Word, PowerPoint, Teams, etc.);
- Ausência de antecedentes criminais;
- Não se encontrar em situação de incompatibilidade e/ou impedimento para o exercício do cargo, nos termos previstos no artigo 28.º dos Estatutos da AMT.
C - COMPETÊNCIAS PREFERENCIAIS
- Formação profissional e conhecimentos nas áreas contraordenacional, contratação pública, contencioso e procedimento administrativo;
- Experiência profissional anterior em entidade pública;
- Conhecimento da legislação nacional e comunitária aplicável ao setor da mobilidade e dos transportes;
- Experiência na área da jurisdição da concorrência, regulação e supervisão;
D – OUTRAS COMPETÊNCIAS RELEVANTES
- Institucionais: Demonstrar compreender a Missão da AMT e o seu contexto institucional;
- Pessoais: Demonstrar uma visão perspetiva e pessoal da função para a qual se está a candidatar;
- Corporativas: Demonstrar compromisso, responsabilidade e identificação organizacional;
- Comportamentais: Demonstrar proatividade, flexibilidade, orientação para os resultados, pensamento crítico e analítico, planeamento e organização, visão estratégica, capacidade de relacionamento interpessoal e aptidão para colaborar em equipa multidisciplinares;
- Técnicas: Capacidade de análise, de argumentação, de síntese e de redação de documentos técnicos incluindo capacidade de comunicação escrita e oral clara, sucinta e objetiva, procedimentos de segurança e sigilo de informação;
- Inovação e Iniciativa: Demonstrar criatividade e iniciativa na apresentação de soluções, demonstrar proatividade na atualização contínua dos conhecimentos.
E - REGIME CONTRATUAL
Aos trabalhadores da AMT é aplicado o regime jurídico do contrato individual de trabalho conforme disposto no artigo 27.º dos seus Estatutos.
Neste contexto, ao candidato a contratar será proposta a celebração de um contrato individual de trabalho por tempo indeterminado e ficará sujeito a um período experimental de 180 (cento e oitenta) dias.
Sem prejuízo das funções a desempenhar inicialmente, a AMT reserva-se ao direito de alocar os trabalhadores a outras funções compatíveis com o seu perfil, formação e aptidões demonstradas, em função das suas necessidades e da evolução da atividade.
F - CONDIÇÕES REMUNERATÓRIAS
A remuneração mensal bruta inicial será fixada, entre os níveis TS-01 e TS-05, nos termos do previsto no Regulamento Único de Pessoal da AMT[2] para o grupo profissional de técnico superior e de acordo com a experiência profissional demonstrada. A proposta de contratação será formalizada por escrito, após deliberação do Conselho de Administração da AMT.
G - LOCAL DE TRABALHO
Na sede da AMT, sita na Avenida António Augusto de Aguiar, 128, 1050-020 Lisboa, podendo ser ajustado por conveniência institucional.
H - PUBLICIDADE DO PROCEDIMENTO
A oferta de emprego será publicitada na BEP (www.bep.gov.pt), na página eletrónica da AMT (www.amt-autoridade.pt) e em outras plataformas institucionais.
I - JÚRI DO PROCEDIMENTO
Presidente: Paulo Jara;
Vogal efetivo: João Pedro Loreto;
Vogal efetivo: Marta Soares;
Vogal suplente: Marta Pires;
Vogal suplente: Susana Baptista.
J - PRINCÍPIOS E REGRAS GERAIS
O recrutamento está subordinado aos princípios da igualdade, da não discriminação, da imparcialidade e da prossecução do interesse público. Todos os intervenientes estão sujeitos ao dever de confidencialidade.
K - PROTEÇÃO DE DADOS
Os dados pessoais dos candidatos serão conservados durante 10 anos, sendo destruídos após esse prazo, salvo pedido de devolução pelo titular.
L - FORMALIZAÇÃO DAS CANDIDATURAS
Prazo: 15 dias úteis a contar da publicação do aviso na BEP.
Submissão: através do Balcão Único da AMT até às 23h59 do décimo quinto dia útil.
Documentos obrigatórios:
- Carta de motivação (até 3.000 caracteres incluindo espaços);
- Curriculum Vitae em modelo Europass;
- Certificado de habilitações literárias;
- Registo criminal;
- Cópia dos certificados de formação técnica, se aplicável;
- Cópia dos certificados de proficiência digital ou linguística, se aplicável;
- Declaração de compromisso de honra de honra, a atestar a veracidade de todas as informações efetuadas no âmbito da candidatura.
Documentos opcionais:
- Cartas de recomendação;
- Publicações.
A AMT reserva-se ao direito de solicitar ao(s) candidato(s) selecionado(s) os originais dos documentos apresentados em sede de candidatura.
M - EXCLUSÃO DE CANDIDATURAS
Serão excluídas as candidaturas que não cumpram os requisitos, que sejam entregues fora de prazo ou não incluam os documentos obrigatórios.
N - MÉTODOS DE SELEÇÃO
Serão utilizados os seguintes métodos de seleção:
- Avaliação Curricular (30%);
- Prova escrita (30%);
- Entrevista Profissional de Seleção (40%).
A prova escrita será agendada com uma antecedência mínima de 5 (cinco) dias úteis e versará sobre as matérias relacionadas com o conteúdo funcional em especial Direito Administrativo e Direito Contraordenacional.
A entrevista profissional de seleção será agendada com uma antecedência mínima de 5 (cinco) dias úteis.
Em caso de empate entre os candidatos na classificação final do concurso, prevalece a classificação obtida na entrevista profissional de seleção. Se ainda assim se mantiver o empate, impera a classificação obtida na prova escrita. Em caso de empate entre os métodos anteriormente indicados (entrevista e prova escrita) será agendada uma nova entrevista para efeitos de desempate.
Conforme referido anteriormente, a classificação em cada um dos métodos de seleção será expressa de 0 (zero) a 20 (vinte) valores, de acordo com a tabela infra:
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Classificação |
Descrição Resumida |
Critérios Gerais |
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18 – 20 |
Excelente |
Desempenho muito acima do esperado. Demonstra domínio completo, pensamento crítico, proatividade e elevada qualidade. Respostas ou competências irrepreensíveis. |
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16 – 17,9 |
Muito Bom |
Supera os requisitos em vários aspetos. Apresenta segurança, boa capacidade de resolução de problemas, argumentos sólidos e experiência bem demonstrada. |
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14 – 15,9 |
Bom |
Cumpre claramente os requisitos. Mostra boa preparação, coerência e conhecimentos adequados. Pode faltar alguma profundidade, mas é consistente. |
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12 – 13,9 |
Suficiente |
Cumpre os requisitos mínimos com correção. Demonstra conhecimentos básicos, mas com algumas imprecisões ou falta de aprofundamento. |
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10 – 11,9 |
Insuficiente |
Desempenho fraco. Respostas incompletas ou pouco claras. Lacunas significativas nos conhecimentos ou competências. |
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0 – 9,9 |
Fraco |
Não cumpre os requisitos mínimos. Mostra grande desconhecimento, incoerência ou ausência de argumentação válida. |
Cada um dos métodos de seleção tem caráter eliminatório, ficando o candidato que obtenha classificação inferior a 12 (doze) valores em qualquer um deles, impedido de prosseguir no procedimento.
O candidato mais bem classificado será convidado à contratação, podendo a AMT, em caso de recusa, apresentar o convite ao candidato com classificação imediatamente abaixo e assim sucessivamente.
O – COMUNICAÇÕES E PUBLICITAÇÃO DOS RESULTADOS
Os resultados e toda a informação relacionada com o presente procedimento concursal serão comunicados individualmente para o endereço de correio eletrónico com o qual o candidato se registe aquando da apresentação da candidatura.
P – CONSTITUIÇÃO DE BOLSA DE RECRUTAMENTO
Durante o prazo de 1 (um) ano, a contar da data de conclusão do presente procedimento concursal, a AMT constitui uma bolsa de reserva de recrutamento com os candidatos(as) que obtiveram nota igual ou superior a 14 (catorze) valores na média resultante da aplicação dos métodos de avaliação obrigatórios, tendo em vista a satisfação de necessidades futuras que correspondam aos perfis selecionados.
Todas as questões relativas a este processo de recrutamento devem ser enviadas para o seguinte endereço de email: ref_1_2025@amt-autoridade.pt
[1] Tendo em conta o artigo 9.º do Regulamento de Estrutura Orgânica da AMT: https://www.amt-autoridade.pt/media/5049/regulamento-estrutura-org%C3%A2nica-amt_27fev25_vf.pdf
[2] https://www.amt-autoridade.pt/media/4862/regulamento_unico_amt_dez2024.pdf
Consulte o Regulamento Geral do Concurso
Instruções para submeter a candidatura no Balcão Único da AMT