Saltar para o conteúdo principal

RICARDO FERREIRA REIS

Ricardo Ferreira Reis

Ricardo Ferreira Reis é Doutorado em Ciências de Administração e Economia Aplicada pela Universidade da Pensilvânia, EUA, na The Wharton School, com tese sobre a informação estratégica da depreciação de ativos fixos. É Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

DADOS PESSOAIS

Nome: Ricardo Ferreira Reis
Ano de Nascimento: 1971
Nacionalidade: Portuguesa

FORMAÇÃO ACADÉMICA

Doutoramento em Ciências de Administração e Economia Aplicada pela Universidade da Pensilvânia, EUA, na The Wharton School, em 2005, com tese sobre a informação estratégica da depreciação de ativos fixos.

É licenciado em Economia pela Universidade do Porto, na Faculdade de Economia do Porto, em 1995.

Completou a parte curricular do Programa de Doutoramento e Mestrado em Economia na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa.

ATIVIDADE PROFISSIONAL

Desempenha, desde 2004, funções de docência, investigação e administração académica na Universidade Católica Portuguesa (UCP) nas seguintes áreas.

É professor auxiliar e professor afiliado sénior na Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais, com atuação em cursos de licenciatura, mestrado, pós-graduações e programas executivos nas áreas de contabilidade, finanças, economia pública, gestão, entre outros.

Participa em projetos de investigação científica, orientação de teses e júris académicos.

Foi Diretor do CESOP - Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (entre 2019 e 2025), coordenando estudos de opinião, avaliação de políticas públicas e iniciativas de sustentabilidade. Foi também Diretor do CEA - Centro de Estudos Aplicados (entre 2016 e 2025), com foco na gestão de projetos de avaliação, consultoria corporativa e investigação aplicada.

Foi ainda diretor adjunto para relações internacionais, diretor de mestrados e coordenador de intercâmbios académicos na UCP.

A nível internacional, foi professor visitante na The Wharton School da Universidade da Pensilvânia (de 2009 a 2011) e investigador convidado na Sloan School do Massachussets Institute of Technology (MIT) em 2009. É regularmente convidado por várias escolas de gestão internacionais para conferências e lecionação, como por exemplo Universidade de Ljubljana na Eslovénia ou Insper em São Paulo, no Brasil.